O saque do Pasep já está disponível, o que fez com que muitos trabalhadores se apreçassem nesse processo. Afinal, segundo a Caixa Econômica Federal, mais de 10 milhões de brasileiros poderão fazer o resgate do abono salarial ainda esse ano. Porém, nem todo mundo sabe quais são os requisitos para consegui-lo ou até mesmo como ter acesso aos valores. Pensando nisso, resolvemos explicar como sacar o Pasep 2023.
Quem tem direito ao abono?
Ao contrário do PIS, o Pasep é direcionado para os servidores públicos e distribuído pelo Banco do Brasil. Nesse caso, é possível verificar se houve algum depósito em sua conta, onde poderá realizar TEDs ou mantê-lo no banco.
Como sacar o Pasep?
Esse processo é simples e pode ser feito de casa, o que traz bastante praticidade. Para isso, basta fazer o download do aplicativo FGTS, disponível para Android e iOS, e fazer login como titular da conta. Dessa forma, logo na tela principal da plataforma terá acesso ao saldo disponível para o saque, onde poderá solicitá-lo.
Outro fator importante é de não esquecer de escolher a forma de saque, sendo o crédito em conta ou presencial os disponíveis. Com isso, é possível transferi-lo para qualquer instituição financeira que desejar, sem precisar pagar pro taxas. Isso também pode ser feito nos terminais de autoatendimento do Banco do Brasil, além do próprio saque.
Com isso em mente, já é possível verificar o calendário de pagamentos, iniciado desde fevereiro desse ano. Sua distribuição é conforme o último dígito do número de inscrição do trabalhador.
Calendário de pagamento do Pasep:
- Final do número de inscrição 0: pago em 15 de fevereiro
- Final 1: pago em 15 de março
- Final 2: pago em 17 de abril
- Final 3: pago em 17 de abril
- Final 4: pago em 15 de maio
- Final 5: pago em 15 de maio
- Final 6: pago em 15 de junho
- Final 7: pago em 15 de junho
- Final 8: a partir de 17 de julho
- Final 9: a partir de 17 de julho.