O PIS (Programa de Interação Social) foi criado pelo Governo Federal em 1970 e tem como objetivo melhor a distribuição de renda no país. Através dele, os trabalhadores podem garantir uma renda extra nesse ano, mas ainda surgem dúvidas sobre quem tem esse direito ou como sacar o abono salarial de 2023. Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre como realizar esse processo e quais os requisitos para conseguir o pagamento.
Como receber o pagamento do PIS?
Antes de tudo, é importante, que esteja cadastrado no programa há pelo menos cinco anos. Além disso, é exigido que tenha tido a carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano de referência, nesse caso 2021.
Já para pessoas jurídicas, a atividade realizada deve ter sido exercida também por no mínimo 30 dias, mas que não precisam ser consecutivos. Ademais, os dados devem estar atualizados na Relação Anual de Informações Sociais. Caso atenda esses requisitos e já tenha chegado a sua vez no calendário da Caixa, poderá sacar o depósito.
Como fazer o saque?
Basicamente, o depósito é feito pela Caixa Econômica Federal na conta do cliente do banco, visto que o valor deverá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Já aqueles que não são clientes poderão encontrá-lo na “conta poupança digital”, que também é da Caixa.
Em alguns casos, também é possível utilizar o Cartão do Cidadão para sacá-los dos terminais de autoatendimento ou casas lotéricas. Com isso mente, segue abaixo a lista completa das datas de pagamento do benefício.
Pagamento do PIS:
- Nascidos em janeiro: pago em de 15 de fevereiro
- Nascidos em fevereiro: pago em 15 de fevereiro
- Nascidos em março: pago em 15 de março
- Nascidos em abril: pago em 15 de março
- Nascidos em maio: pago em 17 de abril
- Nascidos em junho: pago em 17 de abril
- Nascidos em julho: pago em 15 de maio
- Nascidos em agosto: pago em 15 de maio
- Nascidos em setembro: pago em 15 de junho
- Nascidos em outubro: pago em 15 de junho
- Nascidos em novembro: a partir de 17 de julho
- Nascidos em dezembro: a partir de 17 de julho