Declarar o imposto de renda pode ser trabalhoso para muitos trabalhosos, por mais simples que o processo seja. Porém, após alguns meses, as restituições começam a ser pagas, o que acaba sendo muito esperado. No entanto, ainda surgem algumas dúvidas sobre o processo, sobretudo quando falamos do calendário de pagamentos. Com isso em mente, decidimos apontar quando cai a restituição do imposto de renda 2023.
Como saber se você tem o direito à restituição do IR?
O calendário de pagamentos da restituição do IR de 2023 é bem simples. Na verdade, aqueles tem direito ao seu pagamento podem verificar todo processo na plataforma Gov.br, basta informar o CPF, data de nascimento e ano do lote. Além disso, podem acessar a página Restituições IRPF e verificar se possuem direito a recebê-lo e quando o depósito será feito.
Se preferir, também é possível utilizar o aplicativo Pessoa Física, que pode ser encontrado nas lojas oficiais do iOS e Android. É um passo a passo bem simples, onde exigirá que o usuário vá até a seção de “Consulta Restituição” no menu. Depois, deverá preencher os campos com seus dados e apertar em “Consultar”. Pronto, terá todas as informações necessárias.
Calendário oficial de pagamentos
Em geral, o calendário não se altera muito de ano para ano. Portanto, a ideia é a mesma dos anteriores, onde os pagamentos são distribuídos por meio de grupos prioritários. Inclusive, aqueles que fazem parte do primeiro e segundo já foram pagos, sendo esses em 31 de maio e 30 de junho, respectivamente.
Nesses casos, a restituição foi direcionada para idosos com mais de 80 anos, idosos com 60 anos ou mais e doenças graves ou contribuintes o “Pix” como via de pagamento. Caso esse crédito não seja depositado na conta do contribuinte, ele ainda ficará disponível para saque por até 1 ano no Banco do Brasil.
Confira agora o calendário de pagamentos da restituição em 2023:
- 1º lote: pago em 31 de maio
- 2º lote: pago em 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 29 de setembro