O gênero true crime (tradução para o português, “crime real”) se popularizou nos últimos anos e tem conquistado cada vez mais fãs ao redor do mundo. O gênero é dedicado a contar histórias de crimes reais ao público geralmente de forma não ficcional. O objetivo é de tentar explicar acontecimentos que não foram totalmente esclarecidos na época que ocorreram, mostrando, por exemplo, detalhes das investigações e do julgamento dos assassinos.
As histórias contadas são, principalmente, de crimes que ganharam destaque na mídia e causaram grande comoção no Brasil ou no mundo. O gênero true crime está presente em livros, filmes, séries e, mais recentemente, em podcasts.
Para você que gosta de histórias de investigação e saber detalhes de crimes reais, confira, a seguir, 5 podcasts de true crime.
1. Modus operandi
O “Modus Operandi” é um podcast sobre crimes reais, serial killers e, ainda, sobre casos sobrenaturais. Ele estreou em janeiro de 2020 e é apresentado por Carol Moreira e Mabê Bonafê.
O podcast conta as histórias de uma maneira sensível, se preocupando em trazer os contextos envolvidos e propor debates e reflexões.
O “Modus Operandi” é sucesso de audiência, tanto assim o é que ele virou um livro, o “Modus Operandi: Guia de true crime”. Ele foi escrito pela dupla de apresentadoras e nele elas abordam as principais bases do gênero de maneira simples, objetiva e bem-humorada. Carol e Mabê ainda descreve dezenas de crimes que impactaram o Brasil e o mundo, conta a história de serial killers e traz curiosidades e fontes para quem quer saber mais sobre o assunto.
O podcast “Modus Operandi” tem episódios novos todas às quintas, às 8h.
2. Praia dos Ossos
O podcast “Praia dos Ossos”, apresentado por Branca Vianna e Flora Thompson-DeVeaux, conta sobre o assassinato de Ângela Diniz, uma socialite brasileira foi morta pelo namorado, Raul Fernando do Amaral Street, o chamado “Doca Street”.
O homicídio ocorreu no dia 30 de dezembro de 1975, em uma casa na Praia dos Ossos, no Rio de Janeiro. Ângela Diniz foi morta com quatro tiros. “Doca Street” confessou ser o assassino da socialite, mas, nos três anos entre o crime e o julgamento, ele acabou se tornando vítima.
“Praia dos Ossos” foi produzido pela Rádio Novelo (cuja fundadora é Branca Vianna) e foi ao ar em 2020. Ele conta com oito episódios.
3. Projeto humanos: O Caso Evandro
No dia 6 de abril de 1992, na cidade de Guaratuba, no litoral do Paraná, aconteceu um crime que chocou o Brasil na época. Evandro Ramos Caetano, um garoto de 6 anos de idade, desapareceu. Poucos dias depois, ele foi encontrado morto e o seu corpo estava sem as mãos, vísceras e cabelo.
Meses depois, mais precisamente, em julho daquele ano, sete pessoas foram presas. Elas confessaram que usaram o garoto Evandro em um ritual macabro. Mas, engana-se quem pensa que o caso não foi encerrado com a confissão. Pelo contrário. Além disso, a culpa dessas sete pessoas estava longe de ser esclarecida.
Décadas depois, o crime virou um podcast. Fazendo parte da quinta temporada do Projeto Humanos, que Ivan Mizanzuk mantém desde 2015, “O Caso Evandro” conta detalhes do que ocorreu naquele 6 de abril de 1992 e os desdobramentos do crime.
O programa estreou em 31 de outubro de 2018. Ele conta 36 episódios divididos em seis partes. “O Caso Evandro” deu origem a um documentário de mesmo nome, produzido pelo Globoplay.
4. Café com Crime
“Café com Crime” é um podcast feito pela Stefanie Zorubque, que conta em cada dos seus episódios os detalhes de diversos casos reais brasileiros e assassinatos. Uma curiosidade é que ele é o primeiro podcast brasileiro sobre crimes reais e é 100% independente.
5. 1001 Crimes
O podcast “1001 Crimes” é apresentado por três amigas Bruna Roberta, Fabi Marques e Jéssica Gomes. Em cada episódio, elas contam sobre um crime real que acontecera no mundo durante a história. O podcast lança um novo episódio todas às quartas e sextas.