O sono é uma parte essencial de nossas vidas que afeta nossa saúde geral e bem-estar. Embora todos nós tenhamos uma noite ocasional de sono ruim, ficar 24 horas ou mais sem dormir pode ter consequências significativas.
Uma delas é quando caímos em microssono, ou seja, pequenos períodos em que o cérebro adormece. Mesmo que não percebamos, esses momentos podem nos levar a cometer acidentes, que podem ser catastróficos se estivermos realizando atividades complexas ou dirigindo, por exemplo. Veja abaixo o que ocorre se você ficar muito tempo sem descansar.
3 consequências de passar muito tempo sem dormir
O fato de você ocasionalmente não ter o sono ideal não é um problema sério, mas a privação contínua do sono pode afetar nosso dia a dia, pois se você ficar sem dormir por mais de 24 horas, o que pode acontecer é:
1. Você pode ter a coordenação e memória afetadas
Uma informação que vai chocar e chamar a atenção é que as consequências da privação de sono após 24 horas são comparáveis à deterioração cognitiva de uma pessoa com 0,10% de alcoolemia.
Dormir quatro horas ou menos por três dias consecutivos mata as células cerebrais. As chances de sofrer de diabetes aumentam se você dormir menos de seis horas por dia.
Você terá dificuldade em reter mais informações devido à fadiga. Além disso, causa consequências físicas, como olhos inchados ou vermelhos, afetando seus relacionamentos pessoais, tornando-o mais estressado.
2. Você pode ter mais fome
De acordo com um estudo elaborado por cientistas do Laboratório de Sono e Cronobiologia do Hospital Universitário da Pensilvânia, e publicado na revista PubMed, quanto menos dormimos, mais chances temos de ganhar peso. Assim, a ingestão de alimentos com um alto teor calórico vai disparar.
Isso ocorre porque os hormônios que regulam o apetite (principalmente a leptina e a grelina) são ativados e desativados de acordo com os horários do nosso relógio biológico (os ritmos circadianos amplamente estudados) e a falta de sono, assim como sua irregularidade, os descontrolam.
Como estamos cansados, também seremos levados a consumir os alimentos menos convenientes para nós, que fornecem energia mais rapidamente como açúcar e carboidratos. Não surpreende, portanto, que, a longo prazo, o número de horas de sono esteja diretamente relacionado ao peso corporal.
3. Em casos extremos, você pode morrer
Durante o sono, o DNA é reparado e nosso corpo se prepara para enfrentar o dia que ainda está por vir com energia, mas o cérebro também realiza uma importante tarefa de manutenção, que serve para eliminar alguns resíduos que se acumulam em nosso organismo durante o dia.
Se esses resíduos não forem eliminados adequadamente, eles acabam sobrecarregando o cérebro, causando muitos problemas. Inclusive, em 2014, um jovem chinês morreu repentinamente após passar duas noites sem dormir para assistir aos jogos da Copa do Mundo no Brasil.
A diferença horária de 11 horas obrigou os torcedores que queriam acompanhar os jogos ao vivo a fazê-lo à noite. Os médicos verificaram que o jovem havia morrido devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC), mas isso foi causado diretamente pela falta de sono.
Portanto, as chances de sofrer um derrame como esse aumentam em quase 5 vezes se dormirmos menos de seis horas. Este é, obviamente, um caso extremo, mas a falta de sono, mesmo ocasional, pode causar muitos inconvenientes e prejuízos à saúde.
Etapas do que acontece quando você fica sem dormir por 96 horas
Fase 1: 24 horas sem dormir
Durante esse período, você se sentirá cansado e terá dificuldade nas tarefas cotidianas, como dirigir. Você também pode sentir sonolência, irritabilidade, aumento do estresse e dificuldade de concentração e reação.
Fase 2: 36 horas sem dormir
Nesta etapa, os sintomas da fase 1 vão piorar e você também pode ter microssonos. Você provavelmente sentirá mais fome, terá problemas para se comunicar, terá lapsos de memória e apresentará mudanças de comportamento.
Além disso, você pode cometer mais erros, ter dificuldade para processar informações ou tomar decisões e sentir fadiga extrema e alterações no sistema imunológico.
Fase 3: 48 horas sem dormir
Esta etapa é considerada um estágio extremo de privação do sono. Você experimentará ainda mais microssonos, o que fará com que pareça que seu cérebro está adormecido.
Você também pode começar a ter alucinações e experimentar altos níveis de ansiedade, irritabilidade, despersonalização (sentir-se separado de si mesmo, de seu corpo e do ambiente), confusão e exaustão.
Fase 4: 72 horas sem dormir
Depois de 72 horas, todos os sintomas anteriores irão piorar. Você experimentará microssonos prolongados e também poderá ter confusão mental, pensamento desordenado e transtornos de humor. A despersonalização pode piorar e sua necessidade de sono se intensificará.
Fase 5: 96 horas sem dormir
No estágio 5, você pode começar a ter transtornos psicóticos. Sua percepção da realidade pode ficar distorcida e você pode se esforçar para diferenciar entre o que é real e o que não é. Esse momento é o mais crítico e sem o descanso necessário, pode levar ao óbito.
Viu como o sono é essencial para manter uma vida saudável. Se você quiser se aprofundar no assunto ou saber especificamente sobre o seu caso, caso desconfie que esteja com algum distúrbio do sono, o recomendado é consultar um profissional da saúde.