Você nem sempre precisa passar por um teste de QI para saber se é inteligente, pois a inteligência se revela de muitas maneiras. Além disso, existem muitos fatores e sinais que apontam para um nível de inteligência acima da média.
Dessa forma, descobrir se uma pessoa é superdotada pode ajudá-la a entender por que ela pensa e age da maneira que age, o que é vital se você estiver em um relacionamento com ela.
1. Ansiedade
É difícil pensar na ansiedade como uma coisa boa, mas as evidências sugerem que pode ser um sinal de inteligência acima da média.
O psiquiatra Jeremy Coplan estudou pacientes com transtornos de ansiedade e descobriu que as pessoas com os piores sintomas tinham pontuações de QI mais altas do que aquelas com sintomas mais leves.
Outros estudos encontraram pontuações mais altas de QI verbal em pessoas com níveis mais altos de ansiedade.
2. Desorganização
Desorganização e a inteligência não são necessariamente coisas opostas. Assim, acredita-se que uma pessoa altamente inteligente tem muito em que pensar para se preocupar em manter as coisas arrumadas.
Há também uma teoria de que espaços desorganizados podem ajudar na criatividade, e com efeito, pode ser a chave para criar ideias novas e revolucionárias.
As restrições de tempo também podem parecer limitantes, portanto, pessoas inteligentes podem preferir manter sua agenda aberta em vez de definir horários para diferentes tarefas.
3. Adaptabilidade
Os mais inteligentes sabem que, para alcançar suas metas e lidar com problemas, é preciso ser flexível e adaptável. Ser conservador demais em suas decisões pode significar que você acha difícil enfrentar novos desafios.
Portanto, aqueles que são muito inteligentes tendem a se sair bem em qualquer situação, seja em uma mudança de vida ou no ambiente de trabalho.
4. Intuição
Pessoas altamente inteligentes também são ótimas em poderes intuitivos. Muitas vezes, eles podem encontrar uma maneira de buscar as soluções certas e melhores rapidamente, sem serem capazes de explicar como conseguiram isso.
5. Resiliência
Quando sua percepção e intuição falham, as pessoas inteligentes aceitam os resultados com o desejo de aprender. Um estudo mostra que pessoas altamente inteligentes aprendem tanto com seus erros quanto com seus sucessos.
Aqueles com inteligência inferior, em comparação, aprendem principalmente com seus sucessos.