Muito provavelmente, você já ouviu falar na pedigree de um pet, mas você sabe o que é e para que serve? No geral, alguns termos utilizam esse termo como forma de elogiar ou se vangloriar sobre o seu animal de estimação, ainda que não entendem direito as implicações de um pedigree.
Também conhecido como o nome da marca de alimentos para bichos de estimação, pedigree é uma expressão original do inglês. Contudo, possui uma etimologia do francês, com influências do latim e também do grego gereano e do inglês antigo. Saiba mai sobre o que é pedigree a seguir:
O que é pedigree de um pet e para que serve?
Em resumo, a pedigree de um pet é uma espécie de certificado para atestar a pureza da raça de um animal de estimação.
Neste sentido, pode ser utilizado tanto com cachorros quanto com cavalos, pois a origem dessa expressão era utilizada por criadores de cavalos na descrição da ancestralidade dos equinos.
Sendo assim, o pedigree sinaliza que o animal não é fruto do cruzamento de nenhuma mistura e raças, por isso pode ser considerado uma raça pura.
Como documento, costuma ser emitido no Brasil por instituições oficiais, como a Sociedade Brasileira de Cinofilia ou a Confederação Brasileira de Cinofilia.
Ainda que não tenha uma grande relevância do ponto de vista doméstico, o pedigree é um símbolo de status e poder, não somente do animal como também do seu tutor.
Além disso, aqueles que desejam inscrever os bichinhos de estimação em competições ou exposições oficiais precisam portar o documento para realizar a inscrição.
Comumente, o certificado de pedigree faz parte das exigências de editais e processos de regulamentação para pessoas que trabalham com a criação de raças específicas de animais. Portanto, é uma forma de dar credibilidade aos profissionais.