Já imaginou ter um cachorro que não late? Então, você precisa conhecer uma raça muito original chamada Basenji, que atrai a atenção de muitos tutores e amantes de animais de estimação no mundo todo.
Em suma, Basenji é uma das raças de cães mais antigas que existem. Também conhecido como cão do Congo, é precisamente nesta região africana onde este caçador inato é mais visto.
Entre os antigos egípcios, os basenji gozavam de uma reputação muito boa, pois eram obedientes, dóceis e muito habilidosos na caça.
A popularidade deste cão dentro desta cultura é tão grande que você pode até ver alguns deles incorporados em murais e relevos dos tempos antigos. Saiba mais sobre ele a seguir.
Características da raça
O Basenji é um cão de pequeno/médio porte, sendo cerca de 43 cm para machos e 40 cm para fêmeas. O peso ideal de um Basenji é de 11 kg para o macho e 9,5 kg para a fêmea.
A cabeça desse pet é composta por um crânio plano de largura média, com pequenas rugas entre as orelhas e acima dos olhos. Estes últimos são amendoados e de cor escura, enquanto as orelhas são pequenas e pontiagudas.
O pescoço é alongado, mas o corpo é proporcional com costas curtas e retas. Além disso, a cauda tem uma peculiaridade de rolar em espiral na altura da espinha. O pelo do cachorro é curto e as cores podem ser: branco, preto e branco, preto e tigrado.
Cachorro que não late
Se você está pensando em levar um Basenji para casa, saiba que é uma raça que requer um bom treinamento. Sendo caçadores por natureza, não é recomendado que convivam com outras espécies animais, principalmente se forem pequenos.
Um Basenji pode socializar muito bem com outros cães, mas é aconselhável observá-lo constantemente, pois ele pode responder de maneira inesperada a situações tensas.
Além disso, umas das principais características dessa raça é o silêncio. Por ser um cão muito amável e obediente, ele é o mais comparado a um gato. Além disso, ele simplesmente não late. Portanto, é ideal para viver onde há restrições de barulho.