O seu está na lista? Confira o significado oculto de 5 nomes próprios

Conheça as possíveis origens e os significados de alguns nomes comuns.

A escolha do nome de uma criança costuma ter relação com diversos fatores, como preferências pessoais, homenagem a membros da família, admiração por nomes de pessoas famosas e por aí vai.

continua depois da publicidade

Nem sempre pesquisamos, no entanto, o que significam alguns dos nomes próprios que achamos bonitos ou admiramos por algum motivo, por isso separamos alguns significados interessantes. Confira a seguir:

Amanda

Esse nome significa “digna de amor” e também “aquela que deve ser amada”. É um nome que deriva do verbo “amare” e que traz um simbolismo relacionado ao cuidado e ao afeto. Um dos primeiros registros desse nome é de 1212, na Inglaterra.

continua depois da publicidade

Bruno

O nome significa “marrom”, “castanho” ou “bronzeado”. É provável que o nome tenha sido criado para se referir a indivíduos de olhos, pele ou cabelos castanhos. Um dos primeiros registros desse nome é de São Bruno de Colônia, que viveu entre 1030 e 1101 e foi um dos teólogos mais importantes de seu tempo.

Beatriz

Esse nome significa “aquela que traz felicidade” ou, também, “viajante”. A origem do nome é latina e faz relação à palavra “beatus”, que significa “feliz”. É um nome muito comum em países que falam Português e Espanhol e sua origem possivelmente remonta ao século 4.

Pedro

O nome Pedro significa “pedra, rochedo” e é um dos nomes mais populares em todo o mundo. Em Portugal, começou a se tornar popular em torno do século 9 e é até hoje utilizado por pessoas cristãs em todo o mundo, pois Pedro, na Bíblia, foi um dos discípulos mais fiéis de Jesus Cristo.

continua depois da publicidade

Carolina

Esse nome significa “mulher doce” ou “mulher do povo” e sua origem se deu pelo diminutivo de Carla, nome germânico. Na Inglaterra, tornou-se um nome popular graças à rainha Caroline de Brandenburg-Anspach.