O conceito de gerações de pessoas é amplamente conhecido. Apesar disso, não se tem uma exata noção da divisão dos intervalos de anos que correspondem à determinada geração. Conforme as fontes utilizadas, as datas de nascimento podem variar bastante.
Cada uma dessas gerações possui características únicas de comportamento. Entretanto, você pode nascer no final ou começo de uma e possuir os padrões do grupo anterior ou posterior.
Apesar das gerações X, Y, Z e Millennials serem as mais conhecidas e as que mais possuem pessoas vivas, não são as únicas gerações. O primeiro grupo a ser categorizado dessa forma foram os Baby Boomers, nascidos entre os anos de 1940 e 1960. Eles são reflexos do pós-guerra e atualmente estão entre 60 a 80 anos.
1) Geração X (1960 – 1980)
Atualmente, quem é dessa geração está por volta de seus 40 a 60 anos, sendo já adultos completos ou da terceira idade. Possuem muitas similaridades com os Baby Boomers, como a busca por uma vida mais estável e tradicional, respeito por hierarquias e patentes.
No Brasil, foi essa geração que cresceu durante o período militar, além de sofrerem as consequências da Guerra Fria.
2) Geração Y ou Millenials (1981 – 1995)
Os famosos Millenials são aqueles pertencentes ao último grupo de geração que teve sua infância sem total acesso à internet e ao mundo conectado. São conhecidos por nativos digitais e passaram da adolescência até os dias de hoje mergulhados na web.
Quem é da Geração Y é questionador, imediatista e apreciador de novas tecnologias e costumam defender o consumo consciente e se engajar em pautas sociais e ambientais.
3) Geração Z ou Centenial (1996 – 2010)
A GenZ, como também é conhecida, partilha de muitas características semelhantes aos Millenials. Os nascidos no final da década de 90 são mais próximos da geração anterior do que propriamente dos Centenials.
Contudo, quem nasceu a partir do novo século tem uma particularidade: é a geração que já nasceu totalmente conectada. Não existe um mundo sem um aparelho conectado à internet.
Tendo a sua infância na prosperidade do início dos anos 2000, a adolescência e juventude na atual crise, quem é da GenZ normalmente é muito mais ligado a movimento ativistas do que as gerações anteriores.
São conhecidos pela diversidade, o livre pensamento e pela pluralidade em todos os âmbitos da vida.
4) Geração Alpha (2011 – presente)
Nascidos a partir de 2011, os integrantes desse grupo são nossas crianças atuais. Mais conectados do que nunca, seus primeiros passos e etapas da infância estão na internet.
Muito cedo para se ter qualquer conclusão, somente quando atingirem sua juventude e vida adulta que essa geração poderá dizer a que veio.