A idade em que o nosso corpo começa a envelhecer de fato é um fator biológico, mas também ambiental porque depende de questões como clima e temperatura do local em que vivemos. Além disso, fatores como os hábitos pessoais relacionados à alimentação, exercícios físicos e consumo de bebidas alcoólicas acabam afetando este processo.
No geral, a Ciência determina que o envelhecimento começa a partir do momento em que nascemos, mas existe um período específico para a chamada “terceira idade”.
Entretanto, é fundamental ressaltar que esse é um fenômeno completamente natural em que uma série de processos biológicos são desencadeados, até a morte.
Em qual idade o nosso corpo começa a envelhecer?
Geralmente, o processo de envelhecimento começa a partir dos 20 anos de idade, porque a maioria das pessoas está com o organismo completamente formado. No entanto, os efeitos são mais perceptíveis para cada pessoa a partir dos 30 anos.
Comumente, 70% do processo de envelhecimento que acontece com os seres humanos é decorrente dos hábitos e comportamentos de cada indivíduo. Desse modo, somente 30% corresponde a fatores genéticos ou biológicos mais profundos.
Neste sentido, a Medicina divide o processo do envelhecimento em causas intrínsecas e extrínsecas. Por um lado, as intrínsecas relacionam-se às condições geneticamente determinadas e que surgem com o tempo. Em contrapartida, as causas extrínsecas decorrem da exposição ao sol, consumo de tabaco ou álcool e estresse.
Em resumo, todas essas questões influenciam o processo do envelhecimento, principalmente quando se considera o estilo de vida de cada pessoa. No caso do estresse, por exemplo, são formados mais radicais livres de oxigênio que aceleram a degradação e morte celular no organismo.