A decisão de ter ou não um cachorro é muitas vezes definida pelo seu tamanho, pois é importante conhecê-lo para saber com que facilidade ele pode se adaptar ao espaço, independentemente de ser uma casa ou um apartamento. Nesse sentido, muitas pessoas preferem raças de cachorros que não crescem muito.
Apesar de pequenos, estes são animais muito enérgicos que gostam de estar ativos no parque ou brincando em casa. Para aquelas pessoas que aproveitam o tempo livre com seu animal de estimação, as raças pequenas são a melhor opção. Veja alguns exemplos abaixo:
1. Lulu da Pomerânia
Os cães da raça Lulu da Pomerânia não costumam ultrapassar 1 e 3 kg quando adultos e apesar de parecerem maiores, tudo isso se deve ao seu pelo comprido que precisa ser escovado quase diariamente para evitar emaranhados.
Esses cães, além de fofos e dóceis, são conhecidos por sua grande afeição por seus companheiros humanos.
2. Yorkshire Terrier
O Yorki, como é carinhosamente chamado pelas pessoas que gostam desta raça, é outro dos cães que não crescem muito e que é muito popular.
É uma raça de cães que normalmente pesam entre 2 e 3,2 kg quando adultos, são muito carinhosos com sua família e também são conhecidos por sua alta energia e inteligência.
3. Maltês
Embora o Bichon e o Maltês sejam muito parecidos, eles não são o mesmo animal. Os malteses são pequeninos peludos e carinhosos, muito dóceis e inteligentes, caseiros e não exigem muitas caminhadas longas.
Por isso, também é uma raça ideal para famílias que moram em apartamentos ou casas pequenas.
4. Schnauzer
É uma raça com muita variedade de cachorros, tanto em termos de tamanho quanto de pelagem. Em geral, eles são adequados para famílias com crianças.
Eles têm qualidades inatas de vigilância, prestam atenção constante a tudo ao seu redor, o que, juntamente com sua cumplicidade com as pessoas, os tornam um bom amigo para a criançada e outros pets.
5. Poodle
Os cães desta raça dificilmente crescem e geralmente pesam entre 2,5 kg e 3 kg. Além disso, possuem várias cores como branco, preto ou diferentes tons de marrom.
Estes animais são cachorros pequenos de pelo encaracolado, bastante ativos, leais aos seus donos e conhecidos pela sua grande inteligência na hora de aprender coisas.
6. Pinschers
Os Pinschers Miniatura geralmente pesam entre 2,5 e 5 kg e, embora possamos encontrá-los em diferentes tonalidades, a maioria engloba cães pretos com manchas marrons.
Estes cachorros, que não crescem muito, caracterizam-se pela sua grande inteligência, sendo esbeltos e com orelhas triangulares e enormes que parecem estar sempre alertas.
7. Pug
Conhecidos por seus olhos arregalados e roncos enquanto dormem, os pugs são uma raça dócil que muitos adoram ter em suas casas.
Esta raça de cachorro pode crescer um pouco mais do que outros cães em miniatura, embora nunca exceda 35 centímetros.