Dia Mundial do Gato: veja 7 curiosidades sobre esses pets

Se você tem um bichando em casa, já sabe que todo dia é o dia do gato, mas a verdade é que há, sim, uma data reservada no calendário especialmente para essas fofuras.

Só quem tem um gato como animal de estimação sabe o quanto esse bichinho fofo é uma companhia agradável, fiel e extremamente irreverente. Afinal, outro ponto forte a respeito da personalidade desses animais é o fato de que, muitas vezes, eles agem como se fossem os verdadeiros donos do pedaço.

continua depois da publicidade

O que nem todo “gateiro” sabe é que existe, sim, o Dia Mundial do Gato, comemorado em 17 de fevereiro. Para celebrar a existência desses bichanos lindos, separamos algumas curiosidades interessantes a respeito desses felinos. Confira a seguir:

1. Quase todos os gatos brancos e de olhos azuis são surdos, sabia?

Parece história inventada na internet, mas não é nada disso. Existem pesquisas que comprovam um fato curioso a respeito dos gatos de olhos azuis e pelagem branca: quase todos eles são surdos desde o nascimento.

continua depois da publicidade

A explicação para isso está na genética e na presença de um gene chamado W, que afeta a maioria dos gatos brancos de olhos azuis. Já sabia dessa?

2. Castração e obesidade

Gatos castrados apresentam mudanças no funcionamento metabólico e também no comportamento, devido às alterações hormonais relacionadas ao procedimento de castração. Por isso, é comum que os bichinhos acabem ganhando peso depois de passarem pela cirurgia.

O ideal, então, é conversar com o veterinário que acompanha o seu bichano e ver se há alguma ração específica para esse tipo de problema. Com os cuidados adequados, é possível reverter o quadro de obesidade.

continua depois da publicidade

3. O gato arranha por amor

Os gatos têm a fama de serem animais “traiçoeiros” que, de uma hora para a outra, mudam de comportamento e acabam arranhando os tutores, mesmo quando o momento era de carinho. Isso acontece, na verdade, como uma forma de demonstração de afeto, sabia? Para o gato, o ato de arranhar é sinônimo de ternura.

4. Gatos não miam entre eles

A verdade é que miar foi uma forma que os gatos encontraram de se comunicar com os seus humanos. Dessa maneira, eles podem chamar a atenção do tutor e dizer se há algo de errado. Ronronar também faz parte da comunicação desses pets.

O ronron depois de receber um carinho quer dizer que ele está feliz e tranquilo. Mas o bichano também pode ronronar em situações de estresse para demonstrar desconforto e tentar se acalmar.

continua depois da publicidade

5. Gatos também podem ser adestrados

Dizem que gatos não seguem comandos nem podem ser adestrados, mas isso só é válido se tentarmos adestrar os bichanos da mesma forma que adestramos os cachorros.

No caso do gato, é preciso entender que os estímulos são diferentes e que o adestramento indicado é para que o gato consiga passar por procedimentos como corte de unha ou ficar na caixa de transporte.

6. São lambedores de carteirinha

Os gatos vivem se lambendo e isso não é novidade. O que muita gente não sabe é que o gesto tem a ver não apenas com a higiene dos gatos, mas também com uma forma de os bichanos regularem a temperatura corporal. Só para você ter ideia, metade do tempo que o gato permanece ativo e acordado é dedicada ao ato de lamber o próprio corpo.

continua depois da publicidade

7. Símbolos de azar e sorte

Em algumas culturas, especialmente na Idade Média, acreditava-se que cruzar com um gato preto na rua era sinônimo de azar. No Japão, por outro lado, encontrar um gato preto é indicativo de boa sorte. O importante mesmo é entender que essa relação entre sorte ou azar é apenas uma superstição.

Quer adotar um gato? Então faça com responsabilidade

Se você sempre quis ter um bichano em casa, é importante considerar diversos fatores antes de adotar um gato. Por isso, lembre-se de que:

  • Gatos são animais com pelos, então as suas roupas terão pelos (e o sofá também);
  • Gatos pulam sobre as coisas. Então, sim, o seu gato vai subir na mesa e na estante, eventualmente. Talvez até derrubar alguma coisa;
  • Gatos precisam de alimentação própria, por isso será preciso gastar com a compra de ração e petiscos específicos para felinos;
  • Gatos fazem xixi em caixas de areia, por isso será preciso ter um desses itens em casa. Se você tiver mais de um gato, o ideal é uma caixa de areia por animal e mais uma extra;
  • Gatos miam e ronronam e é assim que se comunicam, por isso não é bacana reclamar do barulho que os animais fazem;
  • Gatos se apegam à família humana, por isso não são descartáveis;
  • Gatos precisam de vacinas, consultas e medicamentos, por isso você terá gastos com veterinário.

Antes de adotar um novo animal de estimação, seja ele um gato ou não, lembre-se de que esse é um compromisso sério. Devolver um bichinho para um abrigo ou colocar na rua pode gerar vários traumas para ele. É importante ter a consciência de que a adaptação leva tempo e é precisa ser feita com amor, carinho, paciência e muita disposição.