Se tem uma coisa pela qual os mineiros são conhecidos é, sem dúvidas, o tradicional pão de queijo, um quitute que virou o queridinho de todo o país devido não apenas ao seu sabor, mas também à crocância com a qual sai do forno. E se tem uma coisa que irrita quem gosta de um bom pãozinho de queijo, sendo mineiro ou não, é quando ele fica amanhecido, borrachudo, sem graça.
A boa notícia é que você não precisa cometer o sacrilégio de jogar pão de queijo fora se ele não for consumido no mesmo dia do preparo. Você vai aprender, de uma vez por todas, como deixar o pão de queijo amanhecido macio como se tivesse acabado de sair do forno — e o melhor de tudo: o truque é fácil, fácil.
Como recuperar a textura macia do pão de queijo
O truque é simples e você vai, finalmente, parar de jogar pão de queijo amanhecido no lixo. Primeiro, ligue o forno na temperatura 200 °C e deixe pré-aquecer por mais ou menos 10 minutos.
Enquanto isso, pegue uma assadeira comum e coloque os pãezinhos de queijo do dia anterior, um ao lado do outro. Com um borrifador, espirre um pouquinho de água filtrada em cima de cada um deles, mas sem exagerar, e leve a assadeira ao forno por 5 minutos — é importante não exceder esse tempo, pois o efeito pode ser o contrário e tudo o que você não quer são pães de queijo queimados, certo?
Depois de cinco minutinhos no forno, seus pães de queijo estarão crocantes, quentinhos e saborosos, como se estivessem frescos. Dá para enganar a visita sem medo de fazer feio.