Muitas vezes você já se deparou com a luz da geladeira iluminando seus olhos e ajudando você a escolher a melhor guloseima para a noite ou para aquela madrugada de insônia maratonando a série da sua preferência.
Entretanto, ao pensar nessa luz da geladeira, muitas pessoas acabam percebendo a ausência da mesma luz na parte de cima do aparelho refrigerador, bem ali no congelador. Essa ausência, no entanto, gera as mais diversas dúvidas.
Com certeza você já se perguntou por que a geladeira tem luz e o congelador não. E as respostas para isso podem invocar os mais inusitados e até mesmo mais óbvios dos motivos. Acompanhe o artigo a seguir e entenda o motivo desta ausência.
Por que a geladeira tem luz e o congelador não?
O principal motivo pelo qual a geladeira tem luz e o congelador não, na verdade diz respeito a uma questão de custo-benefício. Economistas afirmam que a geladeira é aberta com mais frequência, por isso é justificável por parte de fabricantes a instalação da luz dentro do aparelho refrigerador.
Por outro lado, a ausência das luzes no congelador pode ser explicada pelo fato de que os consumidores não abrem com tanta frequência o congelador e, quando aberto, o compartimento fica por pouco tempo dessa maneira, pois ninguém passa muito tempo escolhendo o que está no freezer.
Outras alternativas e possibilidades
Quando o assunto é o motivo pelo qual a geladeira tem luz e o refrigerador não, muitas são as possíveis teorias para o tema. Uma outra teoria suscita a ideia de que simplesmente não valia a pena colocar as luzes no congelador de modelos antigos de geladeira.
Estes aparelhos não possuíam a função de degelo automático, e como se tratava de compartimentos menores, a possibilidade de que eles ficassem tomados pelo gelo era muito grande. Nesse sentido, a luz instalada no congelador ficaria completamente coberta pelo gelo existente no compartimento.
Nesse sentido, quando a função de degelo automático começou a aparecer com certa frequência nos novos modelos de geladeira, os consumidores já tinham se acostumado com a ausência de luzes no congelador e, por esse motivo, se tornou normal tudo isso.
Faz-se importante dizer também que as lâmpadas incandescentes usadas nesses modelos de refrigeradores quebravam com alguma facilidade, de acordo com a variação de temperatura no aparelho. Por isso sempre foram tratadas como custo extra para os fabricantes, que decidiram não as utilizar.
Todavia, a ausência de luz em modelos de geladeiras mais em conta (de baixo custo) funciona como um recurso extra para fabricantes e vendedores (mas não para os consumidores, nesse caso), visto que se colocadas, as luzes podem impulsionar a venda de geladeiras por um preço nem tão acessível para uma faixa específica de consumidores.
Por serem compartimentos mais compactos, os congeladores não precisam tanto de uma luz. Ela não iria ajudar tanto na tarefa de iluminar o congelador e hoje em dia, os refrigeradores já são projetados para que a luz do ambiente forneça claridade para o congelador.