Sempre quando o Sol aparece logo depois de uma chuva, é comum observarmos um arco-íris se formando no céu. Esse fenômeno óptico acontece devido ao encontro das luzes do Sol que entram em contato com uma gota d´água e acabam por formar o arco-íris.
De acordo com conceitos da Física, a formação de um arco-íris acontece porque o raio solar sofre um desvio, sendo refratado para fora da gotícula. Todavia, as cores possuem ângulos diferentes de refração, o que ocasiona a formação do arco-íris no céu.
Entretanto, o que muita gente não sabe, é que o arco-íris também pode surgir em dias sem chuva. Acompanhe o artigo a seguir e entenda melhor o fenômeno que contribui para deixar mais belas as diversas paisagens.
Formação do arco-íris
O arco-íris é um fenômeno óptico que se origina quando as cores que formam a luz do Sol acabam se separando. Nesse sentido, ele pode ser observado quando existirem gotículas de água na atmosfera e a luz solar se fizer presente, podendo acontecer durante ou até mesmo após uma chuva.
Todavia, a luz do sol gera uma onda branca, composta por várias cores. Quando a luz incide sobre uma gota de água, os raios penetram e são refratados, causando a dispersão (separação de uma onda em vários espectros).
Dessa forma, o feixe de luz colorido que se encontra dentro da gota de água é refletido na superfície interna da água, sendo refratado e provocando a separação das cores. É essa separação que permite que o observador enxergue o arco-íris se formando.
Vale dizer que o arco-íris não existe, sendo apenas uma ilusão de óptica que depende da posição do observador para ser visualizada. Todas as gotas d´água refletem e refratam a luz da mesma forma, entretanto apenas algumas cores podem ser vistas.
Arco-íris também aparece em dias sem chuva
O fenômeno que forma um arco-íris geralmente está ligado à presença de gotas d´água, provenientes de uma chuva minutos antes da formação do arco-íris. Entretanto, o fenômeno óptico também pode se formar sem a presença da chuva.
Especialistas em meteorologia afirmam que o fenômeno que forma o arco-íris sem chuva se chama Virga, também conhecido como chuva fantasma. Todavia, esses modelos de nuvem se fazem mais comuns em lugares muitos secos e quentes, causando a evaporação da chuva antes do seu contato com o chão.
Outras formas de refração
O arco-íris também pode surgir sem dias de chuva. Uma das formas do fenômeno acontecer pode ser a partir de gotas de água que começam a evaporar antes mesmo de entrar em contato com o solo. Nesse sentido, o solo quente e a presença dos raios solares acabam fazendo com que o arco-íris apareça mesmo sem a presença de chuva naquele instante.
Outras formas de refração acabam formando um arco-íris, mesmo que não exista chuva. Um halo de 22° é um fenômeno que se forma a partir da refração da luz branca, e pode acontecer tanto ao redor do sol, como ao redor da lua.
Há a existência de arcos circum-horizontais, conhecidos por serem halos ópticos coloridos, em paralelo ao horizonte. Esse fenômeno acontece quando a luz penetra pela face lateral de um cristal de gelo prismático e em forma hexagonal, saindo pela sua base inferior. Esse fenômeno acontece quando o Sol se encontra em um ângulo maior que 58°.