No geral, procurar um posto de gasolina quando a luz de reserva acende cria um grande estresse, principalmente quando não se acompanha o consumo do veículo. Seja na correria da semana ou por descuido do condutor, existem quilômetros específicos que o carro anda nessas situações.
Apesar disso, calcular os quilômetros que o tanque suporta antes do carro morrer depende de uma série de fatores. Sobretudo, no que se refere ao modelo do veículo, motor e características de abastecimento. Saiba mais a seguir:
Quantos quilômetros o carro anda depois de acender a luz de reserva?
Em primeiro lugar, os fatores que impedem de encontrar um cálculo exato e geral para todos os veículos são resumidos em:
- Marca e modelo do automóvel;
- Hábitos de direção do condutor;
- Consumo regular de gasolina;
- Características do motor;
- Estado de conservação do carro;
- Tempo de circulação nas vias.
Sendo assim, um carro esportivo dirigido de maneira ofensiva no trânsito não roda tantos quilômetros como um carro compacto bem conduzido quando a luz de reserva está acesa. Além disso, cada automóvel possui uma quantia regular no consumo de gasolina.
Por via de regra, a luz de reserva se acende automaticamente quando o tanque está abaixo de 10% a 15% da capacidade de abastecimento. Dessa forma, os aspectos apresentados anteriormente tendem a influenciar esse dimensionamento.
Comumente, estima-se que um veículo menor consegue andar cerca de 48 quilômetros nessas condições. Em contrapartida, um veículo maior chega a rodar 80 quilômetros até que pare de funcionar.
Por exemplo, um Hyundai Azera possui um tanque de combustível que suporta até 75 litros. Ao chegar em 11 litros, a luz de reserva se acende, mas ainda há gasolina o suficiente para andar por mais tempo, pois há cerca de 2,9 galões no compartimento do carro.
Em outra situação, um Nissan Kicks possui um tanque de combustível que suporta até 41 litros. Quando o abastecimento chega a 6 litros, existe cerca de 1,58 galões disponíveis para continuar a rota. Contudo, estender a rodagem com pouco combustível pode ser um perigo.
Mais do que colocar o carro e o condutor em risco, dependendo da via em que está trafegando, há chances de causar um congestionamento, acidentes e outros problemas se o veículo deixar de funcionar. Ademais, existem os riscos para a própria conservação do veículo.
O que acontece quando acaba a gasolina do carro?
Conhecido como pane seca, quando não há gasolina ou etanol no tanque, a bomba de combustível fica sem refrigeração nenhuma. Por conta disso, acaba queimando e interferindo no funcionamento do carro, o que obriga o condutor a efetuar uma troca.
Entretanto, estima-se que uma bomba de combustível custe cerca de R$ 420, sem considerar o acréscimo da mão de obra para a instalação. Mais ainda, a falta de combustível leva as sujeiras do tanque para o sistema de injeção e prejudica a circulação no veículo.
A identificação de uma pane seca começa com a luz de reserva ficando acesa por muito tempo e o eventual desligamento do veículo. Em decorrência desses riscos mecânicos, existem técnicas certas para reabastecer o carro, e evitar que o combustível arraste sujeiras para dentro do veículo.
Como abastecer um carro zerado de gasolina?
Acima de tudo, o condutor pode solicitar uma limpeza simples do tanque de combustível para proteger a peça e evitar degradações com o novo abastecimento. Atualmente, não há proibições da venda de combustível de forma avulsa, desde que os galões estejam dentro das normas.
Segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP), é fundamental que as características do combustível sigam as regras estabelecidas pela legislação vigente. Portanto, é interessante optar por um posto de gasolina certificado e reconhecido.
Na maior parte dos casos, os postos de gasolina oferecem maior segurança e manutenção da qualidade dos combustíveis. Desse modo, o proprietário protege o veículo de qualquer composição química que acabe prejudicando a mecânica interna. Neste caso, o condutor pode solicitar ajuda mecânica para ser guinchado até um posto de gasolina, acionando o seguro do veículo.