Panelas antiaderentes são incríveis, especialmente pelo fato de que, na hora de lavar louça, não é preciso grandes malabarismos para que essas panelas fiquem limpinhas. O problema, no entanto, é que, com o passar do tempo, é comum que a película antiaderente fique danificada.
Existem alguns cuidados que podem ser tomados para que a sua panela antiaderente dure mais tempo antes de você precisar substituí-la. Confira a seguir:
1. Antes do primeiro uso é preciso um preparo
Sabia que uma panela antiaderente não chega em sua casa pronta para ser usada? Antes de preparar sua primeira receita na panela nova, é preciso fazer um pequeno ritual: lave bem a panela com detergente e o lado macio da esponja; depois, passe óleo na panela e leve ao fogo baixo por dois minutinhos.
Deixe que ela esfrie e lave mais uma vez. Esse ritual ajuda a preservar a superfície do teflon e deve ser feito sempre antes do primeiro uso de um antiaderente.
2. Cuide com as temperaturas altas
Nunca leve formas e panelas antiaderentes ao forno, pois as altas temperaturas podem fazer com que o teflon danifique e desgrude da panela. Pelo mesmo motivo é importante não usar sua antiaderente para fazer frituras.
Lembrete importante: é necessário descartar sua panela antiaderente quando ela começar a descascar, pois as partículas presentes no teflon são tóxicas e podem se misturar com o alimento que você está cozinhando.
3. Tenha cuidado na escolha dos utensílios
Ao usar uma panela de teflon, é fundamental escolher colheres e espátulas de silicone ou madeira, pois elas não danificam a superfície da panela. Colheres de metal arranham o teflon e diminuem seu tempo de vida útil.
Agora que você já sabe como preservar suas panelas de teflon, é só caprichar nas receitas.