No Brasil, o alcoolismo é um dos principais problemas de saúde pública. Sabemos que os estragos feitos pela bebida à base do álcool é abrangente em vários aspectos de nossas vidas, desde a saúde do nosso corpo até as relações sociais.
Mas você sabe quais são as reações do nosso corpo quando deixamos de ingerir bebidas alcoólicas? Vamos listar alguns benefícios encontrados quando nos abstemos delas.
Antes de tudo é importante destacarmos que maiores detalhes médicos sob os efeitos positivos da abstinência do álcool devem ser consultados com um profissional. Aqui, listamos apenas a título de informações e em linhas gerais, mas sempre aconselhando que um profissional seja consultado.
Uma vida saudável faz toda a diferença e para tanto é necessário uma redução no consumo de álcool. Conforme pesquisas divulgadas pelo Instituto Brasileiro do Fígado (Ibrafig), o aumento no consumo de bebidas alcoólicas aumentou significativamente nos últimos dois anos durante a pandemia.
O consumo de bebidas alcoólicas de forma excessiva a curto prazo acaba provocando diversos problemas a nossa saúde, e a longo prazo os estragos são ainda maiores. Problemas relacionados ao fígado, gastrite, hepatite, cirrose, depressão, envelhecimento celular precoce e até câncer.
Os efeitos do álcool em nosso organismo são desastrosos. Todavia, quando deixamos de beber, rapidamente começamos a sentir os benefícios. Confira alguns:
Benefícios no corpo de quem deixa de beber
Para quem bebe muito, logo nos primeiros dias sem álcool é comum que ocorra uma crise de abstinência. Mas um dos primeiros efeitos positivos que surgem é a recuperação do sono, visto que parar de beber melhora o metabolismo, já que o álcool promove um retardamento na produção de hormônios, como a melatonina, que atua na gestão dos ciclos do sono.
Além disso, parar de beber também proporciona mais energia e disposição, pois o álcool consegue causar reações inflamatórias nas células, que, por sua vez, gastam mais energia no processo de metabolização do álcool.
Outro benefício a curto prazo é um controle da retenção líquida. O ADH, que é o hormônio antidiurético, passa a se desenvolver melhor e atua diretamente no controle da reabsorção de água pelo nosso organismo.
Já a longo prazo, há uma melhora nos índices glicêmicos, reduzidos em uma média de 15%. Isso quer dizer que a quantidade de açúcar no sangue tende a diminuir e evitar a evolução para doenças como a diabetes tipo 2, por exemplo.
Entre os demais benefícios da suspensão do álcool está a qualidade nutricional, melhoria da pele, redução dos níveis de colesterol e de pressão arterial. Com um ano, os quadros de esteatose hepática, que não é nada mais que gordura no fígado, são reduzidos significativamente.
Existem muitos outros benefícios para quem deixa de beber, com melhora geral na qualidade de vida. Para mais informações e possíveis orientações, recomendamos que você procure um médico especialista.