No geral, alguns planos de saúde oferecem aos clientes a cobertura de atendimento de urgência, mas não o atendimento de emergência. Sendo assim, é fundamental entender a diferença entre atendimento de urgência e emergência antes da contratação desse serviço, e também para saber o que você está buscando quando chega no hospital.
Acima de tudo, essa matéria tem caráter meramente informativo e não substitui o atendimento médico especializado.
Logo, tem como objetivo explicar uma questão técnica e conceitual que define o tipo de atendimento médico e tratamento que um paciente vai receber quando chega numa instituição de saúde. Saiba mais a seguir:
Qual é a diferença entre atendimento de urgência e emergência?
Em primeiro lugar, define-se como atendimento de emergência todas as condições que impliquem qualquer tipo de sofrimento intenso ou risco de morte considerado iminente ao paciente.
Portanto, o atendimento médico e aplicação do tratamento deve ser executado de maneira imediata, a fim de controlar a situação.
Por outro lado, o atendimento de urgência decorre de um acontecimento imprevisto que pode ter, ou não, risco de vida envolvido.
Entretanto, nesse caso, o paciente também precisa de assistência médica imediata. Além disso, a emergência é sempre mais grave que a urgência, ainda que ambas caracterizam a necessidade de atendimento médico imediato.
Como exemplo de atendimento de emergência pode-se citar os casos de fraturas expostas, hemorragias graves e até mesmo paradas cardiorrespiratórias decorrentes de infartos fulminantes.
No caso do atendimento de urgência, é comum lidar com reações que não possuem risco direto à vida, como alterações na pressão arterial e desmaios, por exemplo.
Por fim, o que determina se o atendimento será de urgência ou emergência são as condições do paciente no momento de entrada ao hospital, ou instituição de saúde.