As 5 maneiras infalíveis de identificar se a notícia é fake news pode prevenir que os usuários acabem acreditando em mentiras bem contadas, ou pior, espalhem essas informações para ainda mais pessoas. Ao interromper o ciclo de compartilhamento de notícias falsas, pode-se evitar casos de histeria social e ansiedade na população.
No geral, o ser humano é exposto a uma tonelada de informações visuais, sonoras e escritas diariamente, em especial por conta do advento das tecnologias e das redes sociais como canais de comunicação. Saiba mais a seguir:
5 maneiras infalíveis de identificar se a notícia é fake news
1) Verifique o veículo
Antes de compartilhar uma notícia falsa, confira se o veículo apontado como produtor daquele conteúdo é um site verídico e confiável.
Observe se os outros textos parecem verdadeiros ou exagerados, como é a formatação do site, quais são os tipos de anúncios que aparecem e também a organização das editorias.
2) Confira o conteúdo
A fake news busca captar os usuários por meio de manchetes chamativas e sensacionalistas. Porém, pode acontecer que o texto seja completamente diferente, porque o portal está buscando angariar cliques e audiência, sem entregar as informações por completo ou bem apuradas.
3) Pesquise sobre o autor
Além de conferir o conteúdo e o veículo, deve-se ficar atento a quem é o produtor daquela matéria. No geral, é comum que alguns portais de notícias falsas criem jornalistas fantasmas para publicar as matérias sem ter que se responsabilizar diretamente pelo conteúdo enganoso.
4) Leia toda a matéria
Confira se o que te chamou a atenção foi tirado do contexto, ou se é somente um fragmento, como um vídeo recortado, por exemplo.
Além disso, observe se as fontes utilizadas são pessoas reais ou inventadas, e se possuem repertório para falar sobre aquele assunto em específico.
5) Cheque outras fontes
Ainda que a correria cotidiana dificulte o processo de conferir diversas fontes quando consumimos notícias, procure realizar esse procedimento quando não tiver certeza da informação que está consumindo. De preferência, opte por grandes veículos, com mais credibilidade e alcance.