Criada na década de 1940, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o documento que reúne informações da vida profissionais do trabalho e garante o acesso aos direitos trabalhistas previstos em lei.
Em 2017 surgiu a Carteira de Trabalho Digital. No entanto, foi somente em 2019, com a Lei da Liberdade Econômica (Lei nº 13.874/2019), que o documento digital passou a ser utilizado em substituição ao seu formato físico.
Hoje, a CTPS somente é emitida em formato físico em casos excepcionais. O objetivo da digitalização de tal documento é desburocratizar alguns processos e agilizar o acesso às informações trabalhistas.
Com a Carteira de Trabalho Digital, as informações trabalhistas passaram a ser armazenadas no eSocial, sistema de registro criado pelo Governo Federal para facilitar administrações de informações dos trabalhadores.
Se você ainda não possui a sua Carteira de Trabalho Digital, confira, a seguir, o passo a passo para obter tal documento.
Como obter a Carteira de Trabalho Digital
O processo para obter a Carteira de Trabalho Digital é bastante simples. Para obtê-la, basta acessar o CTPS Digital pelo site ou pelo aplicativo (Android e iOS) e seguir o seguinte passo a passo:
- Primeiro, é preciso se cadastrar na plataforma Gov.Br;
- Feito o cadastro, acesse a página destinada a Carteira de Trabalho;
- Nela, clique em “Iniciar” e fornecer as informações solicitadas.
- Esse mesmo passo a passo pode ser realizado no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” (Android e iOS).
Já tenho a Carteira de Trabalho Digital. Como faço para saber o número do documento?
Na Carteira de Trabalho impressa, há um número e série do documento. No entanto, na Carteira de Trabalho Digital tal número e série foram substituídos pelo número do CPF.
Portanto, ao solicitarem a você o número da sua Carteira de Trabalho Digital, basta informar o seu CPF.