Existem mais de 600 espécies de plantas carnívoras em todo o mundo. Na natureza, elas geralmente crescem em áreas pantanosas e rochosas. Desse modo, elas capturam e digerem outros organismos vivos para complementar a falta de nutrientes em seus habitats.
Seus mecanismos de caça incluem armadilhas, jarros, almofadas adesivas ou técnicas de vácuo. Dependendo do seu tamanho, algumas plantas carnívoras podem caçar apenas insetos ou também rãs, peixes pequenos, vermes, pequenos roedores, escorpiões e lagartos.
Algumas das mais perigosas incluem:
1. Dionaea muscipula
Esta planta, também chamada de apanha-moscas, pode perceber a presença de algum pequeno animal e fechar seus lóbulos muito rapidamente, prendendo a presa, para devorá-la em seguida.
2. Cephalotus follicularis
Assim como a apanha-moscas esta planta também é rápida no ataque. Assim, quanto mais o animal resistir, mais a armadilha se fechará. Felizmente, suas presas mais comuns são aranhas e insetos.
3. Planta-jarro gigante
Esta planta (Nepenthes) pode desenvolver jarros que comportam até 2 litros de água. O líquido que guarda neste frasco ajuda-o a digerir mais facilmente os animais que ali caem. Devido ao seu tamanho, um metro e meio de altura, acredita-se que esta planta possa até se alimentar de rãs ou ratos.
4. Planta de jarra púrpura
Esta planta (Sarracenia Purpurea Venosa) acumula água da chuva. Com efeito, quando um inseto cai em sua jarra, ele se afoga. Nesse momento, a planta pode iniciar sua alimentação, e posterior digestão.
5. Drosera derbyensis
Ela aplica os mesmos métodos que as outras plantas dessa lista para devorar insetos, mas tem um aspecto mais letal, tem um formato esférico que não deixa praticamente nenhum centímetro seguro para suas vítimas.
Assim, quando um inseto toca uma das centenas de fios da planta, é rapidamente atacado por todos os seus pontos, deixando a presa sem chance de escapar.