Um vídeo publicado há algum tempo no canal do Science Insider, no YouTube, nos mostra como ficaria o nosso planeta se todo o gelo existente na Terra derretesse. A simulação foi feita com o intuito de chamar a atenção das pessoas em relação aos perigos relacionados às mudanças climáticas e ao aumento do nível do mar.
Aos poucos, vemos que a água derretida acabaria invadindo diversas áreas onde hoje estão cidades e países e, claro, o Brasil não ficaria de fora dessas inundações bizarras. Tanto o Norte quanto o Nordeste seriam brutalmente afetados por um evento como esse.
Diversas regiões do planeta, especialmente as que ficam próximas do litoral, ficariam simplesmente submersas. Em países como os EUA e Rússia, estados inteiros deixariam de existir e ficariam embaixo da água.
Mudanças climáticas
As mudanças climáticas, causadas principalmente devido ao desmatamento desregulado e à ação da humanidade em busca de tecnologia, acarretam em consequências que podem ser irreversíveis.
Ainda que esse cenário no qual todo o gelo do mundo tenha derretido seja hipotético, pelo menos por enquanto, já podemos perceber, ano a ano, aumentos significativos no nível do mar.
As estimativas não são muito animadoras, já que um levantamento feito pela National Geographic mostrou que, nos próximos 80 anos, o nível do mar deve ficar pelo menos um metro mais alto do que agora.
Se todo o gelo do planeta derretesse mesmo, o nível do mar subiria impressionantes 65 metros, o que mudaria drasticamente o formato dos nossos continentes e deixaria submersos diversos países e cidades. Confira o vídeo: