Para que serve o óleo de mamona (rícino)? Veja 5 grandes utilidades

O óleo de mamona, também conhecido como óleo de rícino, possui 5 grandes utilidades que foram herdadas das civilizações na Antiguidade.

O óleo de mamona, também conhecido como óleo de rícino, é derivado das sementes da planta “Ricinus communis”. Em sua composição, há uma grande concentração de triglicerídeos provenientes do ácido ricinoleico. Porém, você sabe para que serve o óleo de mamona e quais são as 5 grandes utilidades?

continua depois da publicidade

Curiosamente, o óleo de rícino é utilizado com diversos propósitos e aplicações desde o Egito antigo. Com o tempo, essa planta foi sendo explorada em diversos sentidos, de modo que possua uma série de aplicações industriais, preservando o aspecto medicinal e prático das comunidades antigas.

Estima-se que mais de 40% desse produto natural seja composto por óleo. Dito isso, confira a seguir as 5 grandes utilidades do óleo de mamona.

continua depois da publicidade

Vale lembrar ao leitor que esse texto é meramente ilustrativo e baseado em publicações generalizadas sobre o assunto. Caso queira se aprofundar e entender melhor a utilização desse poderoso composto, que, se usado de maneira exagerada, pode causar malefícios ao corpo, aconselhamos que procure um profissional da saúde.

5 grandes utilidades do óleo de mamona

1) Laxante natural

Provavelmente um dos usos medicinais mais famosos do óleo de mamona é no combate à constipação intestinal. Em resumo, essa substância age como um laxante natural ao ampliar o movimento dos músculos intestinais.

2) Creme hidratante

Por ser rico em ácido ricinoleico e ter uma alta concentração de óleo natural, o rícino é um excelente umectante. Por isso, recomenda-se a utilização para hidratar a pele, pois atua retendo a umidade e evitando a perda de água na camada mais externa da pele.

continua depois da publicidade

3) Cicatrização de feridas

Além de conferir umidade a pele, o óleo de mamona também auxilia no processo de cicatrização e cura. Em resumo, a substância estimula o crescimento natural do tecido danificado, protegendo a mucosa no processo. Como cicatrizante, ainda cria uma barreira entre o machucado e o ambiente, para não haver infecções.

4) Anti-inflamatório

Naturalmente, o óleo de mamona possui propriedades anti-inflamatórias, principalmente quando aplicados em tópico. Como consequência, há uma significativa redução da inflamação e alívio da dor.

5) Condicionador natural

No geral, recomenda-se a aplicação do óleo de rícino nos cabelos secos para lubrificar os fios. Assim, é possível obter um cabelo mais flexível, reduzindo as chances de quebra da fibra.

continua depois da publicidade