Qual é a verdadeira origem do Dia de Finados (02/11)?

A data, que serve para homenagear as pessoas que já morreram, foi criada pela Igreja Católica há mais de mil anos, sabia?

Todos os anos, no dia 2 de novembro, temos o Dia de Finados, feriado nacional, destinado a homenagear nossos amigos e entes queridos que já faleceram.

continua depois da publicidade

O luto causado pela morte de uma pessoa próxima é vivido de formas diferentes, seja na experiência particular ou também nas tradições culturais de cada parte do mundo. Há culturas que fazem cerimônias de despedida e há, também, aquelas cujos rituais são um pouco excêntricos.

No Brasil e em outros países da América Latina, o Dia de Finados é celebrado com uma herança cultural que reúne inspirações dos rituais indígenas e europeus, misturando tradições do Dia das Bruxas (31 de outubro) e fazendo orações no Dia de Todos os Santos (1 de novembro).

continua depois da publicidade

Dia de Finados

Chamado também de Dia dos Mortos, o Dia de Finados acontece em 2 de novembro. A primeira celebração foi no ano de 998 graças ao abade francês Odilo de Cluny, que propôs que as homenagens aos mortos fossem feitas apenas em um dia.

A data era chamada de “Dia de Todas as Almas” e, ainda que tenha sido estipulada em 2 de novembro por Odilo, foi celebrada durante séculos em várias datas diferentes. Apenas em 1915 o Dia de Finados foi oficializado e celebrado em missas especiais.

Além da fé cristã, a data também tem influência de culturas diferentes. No México, por exemplo, o Dia dos Mortos é um evento cultural e turístico. Por lá, os festivais relacionados à data foram, inclusive, classificados como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, em 2008.

continua depois da publicidade

No Brasil, o Dia de Finados se tornou um feriado nacional estipulado por lei apenas em 2002. Todo dia 2 de novembro, a igreja católica realiza missas e outros eventos solenes, e as pessoas têm o costume de levar flores aos túmulos de seus familiares, lotando os cemitérios.