5 sinais de que o seu cachorro pode estar estressado

Às vezes é difícil entender o que nossos cães estão sentindo, por isso é fundamental prestar atenção nos sinais de que eles não estão bem.

Cachorros e seres humanos conseguem estabelecer relações fortes, duradouras e repletas de felicidade, companheirismo e afeto. Ainda assim, não falamos a mesma língua que os doguinhos, por isso, em alguns momentos, pode ser difícil entender quando eles não estão bem.

continua depois da publicidade

Para saber quando seu cachorro está estressado e, assim, ajudá-lo a se acalmar, separamos alguns sinais clássicos de estresse em cães. Confira a seguir:

Ele está mais ativo do que nunca

Se o padrão de atividade do seu cão mudar de uma hora para a outra e ele começar a ficar agitado demais, correndo por todos os lados e mordendo objetos de forma intensa, é muito provável que ele esteja estressado.

continua depois da publicidade

O doguinho não quer comer

Quando o cachorro recusa comida, isso também pode indicar que ele está emocionalmente abalado. Se esse sintoma persistir por mais de um dia, é importante redobrar a atenção e levá-lo ao veterinário.

O cachorro está tremendo e andando de um lado para o outro

O tremor no corpo dos cachorros pode também ser um sinal de estresse. É comum que esses animais ajam dessa forma quando vão ao veterinário ou quando precisam ser tosados, por exemplo. O mesmo vale para quando ficam andando de um lado para o outro.

O cão fica se coçando demais

Se não houver nada que desencadeie a coceira repentina e o doguinho ficar se coçando por muito tempo, saiba que isso pode ser um sinal de estresse. É sempre bom checar se há irritação, sujeira ou pulgas no cachorro, mas, caso não tenha nada disso, o problema pode ser emocional.

continua depois da publicidade

O rabo fica abaixado

Quando estão estressados e nervosos, os cães deixam a cauda para baixo. Quanto mais o rabo do cachorro estiver abaixado, mais estressado ele pode estar.

Se o seu cãozinho estiver estressado demais, tente acalmá-lo e leve-o para passear, brincar ou fazer alguma atividade que ele goste. Se o comportamento persistir por dias seguidos, é importante buscar ajuda de um bom veterinário.