Uma hérnia de disco é uma lesão de um disco intervertebral. Quando o “acolchoamento” que existe nos discos que estão entre as vértebras e que são cartilaginosos se rompe, libera uma substância gelatinosa que na maioria dos casos comprimirá as raízes nervosas circundantes.
A partir disso, as raízes nervosas que passam pelo espaço intervertebral são comprimidas, causando os sintomas clínicos característicos da doença.
Ao sofrer algum tipo de hérnia, principalmente as pessoas mais atléticas ficarão felizes em saber que isso não as incapacita de realizar exercícios físicos. Por isso, veja algumas opções indicadas a seguir:
1. Natação
No meio aquático, libertamos o nosso corpo de grande parte do seu próprio peso, para que toda a atividade que realizamos já não tenha um impacto direto nos ossos. Por esse motivo, a natação é um dos esportes que você pode praticar se tiver uma hérnia de disco.
2. Pilates
O Pilates, que originalmente tinha fins terapêuticos, também é um exercício que você pode praticar se tiver uma hérnia de disco.
Claro, é preferível que você faça isso em um centro especializado e não em casa, pois um movimento realizado incorretamente pode piorar sua doença.
Por isso, é melhor buscar um profissional que possa orientá-lo e a quem você deve informar que sofre dessa condição.
3. Ioga
Você também pode optar pela ioga se recebe o diagnóstico de hérnia de disco. Além de ajudá-lo a ficar em forma, esta atividade o ajudará a controlar sua mente, por isso é muito benéfico no caso de você sofrer de fortes dores devido à sua doença.
4. Exercícios aeróbicos
Os exercícios aeróbicos são os mais indicados se você sofre de hérnia de disco. Esses tipos de atividades são de baixa intensidade, que compensamos fazendo-as em sessões mais longas.
Assim, você pode fazer uma caminhada rápida por mais de meia hora. Entre os benefícios desse tipo de exercício, estão o fortalecimento dos ossos, a perda de peso e a melhora da função cardiovascular.
5. Alongamentos
Séries curtas de alongamentos melhoram a força e a flexibilidade e oferecem alívio para dores agudas nas pernas e na região lombar. Inclusive, estes exercícios trabalham os músculos abdominais e das costas para melhorar a postura, flexibilidade e força.
Mas, como dito anteriormente, consulte um profissional da saúde antes de fazer qualquer exercício, para que ele forneça opções adequadas para sua condição específica.