Os seres humanos constituem a espécie mais inteligente, surpreendente e engenhosa do planeta. Somos uma espécie única, alcançamos grandes desenvolvimentos em todos os aspectos da vida e nos adaptamos a diferentes ambientes como nenhuma outra espécie.
O processo foi muito longo e complexo, e é por isso que ainda hoje existem muitos mistérios sobre a evolução humana que não conseguimos decifrar completamente.
Vamos conferir os principais fatos sobre a evolução humana ao longo dos milênios a seguir.
4 curiosidades surpreendentes sobre o processo evolutivo do ser humano
1. Postura ereta
O desenvolvimento de uma postura ereta ocorreu vários anos antes de um aumento considerável no tamanho do cérebro. Existem várias teorias que tentam determinar como e por que os humanos começaram a andar sobre duas pernas. Alguns se referem ao ambiente e outros ao conforto.
Em relação ao meio ambiente, existe a teoria ou hipótese da folha, que indica que o bipedalismo se desenvolveu como consequência da adaptação ao meio e à terra onde viveram nossos ancestrais.
No tocante ao conforto, é frequentemente apontado que o bipedalismo foi desenvolvido para poupar energia, bem como para libertar os braços e poder carregar mais coisas, por exemplo com comida. Costuma-se apontar que esta posição também poderia ter ajudado a regular melhor a temperatura devido à exposição ao calor do sol.
2. Olhos azuis
Em 2008, uma investigação da equipe da Universidade de Copenhague rastreou as origens de uma mutação genética que ocorreu entre 6.000 e 10.000 anos atrás e determinou que ela é a causa da cor azul nos olhos de todos os humanos atuais. Anteriormente, todos os humanos tinham olhos escuros.
Por que os olhos azuis se espalharam? A opinião mais aceita sugere que os primeiros humanos de olhos claros pareciam especiais e atraentes porque eram diferentes, o que produziu a extensão por seleção sexual.
3. Dentes do siso
A mudança na dieta humana tem sido um dos fatores evolutivos mais decisivos em nossa espécie. Com a expansão da humanidade para todo o mundo e hábitos alimentares onívoros envolvendo uma variedade de grãos, carnes, frutas e vegetais, no passado nossos dentes e mandíbulas tinham que ser poderosos o suficiente para esmagar qualquer alimento.
No entanto, durante milhares de anos, nossa dieta foi baseada em alimentos macios e cozidos, por isso os terceiros molares são cada vez menos comuns e provavelmente desaparecerão com o tempo.
4. Polegar opositor
A evolução da inteligência do ser humano inclui muitas teorias e histórias nas quais, sem dúvida, a mão desempenhou um papel fundamental paralelo à evolução do cérebro.
A habilidade superior dos primatas no uso do polegar opositor gerou um maior desenvolvimento cerebral com capacidades superiores que lhes permitiram avançar em sua evolução e sobrevivência.