Todos os anos, a Interbrand divulga as marcas que mais valorizaram no mercado mundial, em vários setores. Liderando o topo da lista está a Apple, que vale impressionantes US$ 482 bilhões, o equivalente a R$ 2,4 trilhões.
Logo em seguida está a Microsoft, empresa de Bill Gates e que, atualmente, tem seu valor estimado em US$ 278 bilhões, pouco mais da metade da concorrente de Steve Jobs. Na sequência vem a Amazon, que vale aproximadamente US$ 274 bilhões.
Em termos percentuais, as três primeiras colocadas do ranking tiveram crescimento significativo no último ano. A Apple cresceu 18%, a Microsoft teve um crescimento de 32% e a Amazon, de 10%.
A quarta posição permanece ocupada pelo Google, que, ainda que tenha crescido 28% no último ano, não chegou a ultrapassar a Amazon e vale, aproximadamente, US$ 251 bilhões. Em quinto lugar está a sul-coreana Samsung, que vale US$ 87 bilhões e cresceu 17% desde 2021.
As outras marcas que fazem parte do ranking são:
- 6° lugar: Toyota, que vale US$ 59 bilhões;
- 7° lugar: Coca-Cola, que vale US$ 57 bilhões;
- 8° lugar: Mercedes-Benz, que vale US$ 56 bilhões;
- 9° lugar: Disney, que vale US$ 50,3 bilhões;
- 10 ° lugar: Nike, que vale US$ 50,2 bilhões.
Marcas que estreiam no ranking
A Xiaomi foi uma das marcas que se destacaram no último ano e conseguiram aparecer no disputado ranking. A empresa chinesa de tecnologia está na 84ª posição do ranking e seu valor é de US$ 7 bilhões.
Outra marca que estreou na lista das mais valiosas do planeta foi a Red Bull, que ocupa a 64ª posição da lista, valendo US$ 11 bilhões.