A obesidade é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a doença do século 21. De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, mais de 1 bilhão de pessoas no mundo são obesas, sendo 650 milhões formadas por adultos, 340 milhões por adolescentes e 39 milhões por crianças. Números que vão continuar a subir nos próximos anos.
A doença tem origem multifatorial, ou seja, engloba diferentes dimensões, como biológica, social, cultural, comportamental, de saúde pública e também política. Mas seja qual for a sua origem, a obesidade está relacionada ao aumento de ingestão alimentar e à redução do gasto energético correspondente a essa maior ingestão.
Mas, afinal, por quais motivos estamos ingerindo mais comida? Na tentativa de chegar a uma resposta, o site Psychology Today, baseado em estudos científicos, elencou motivos pelos quais comemos mais do que deveríamos. Confira, abaixo, 3 desses motivos.
Por que estamos comendo mais do que deveríamos?
1º motivo: ingerimos alimentos ultraprocessados
Um dos motivos pelos quais comemos mais do que deveríamos é o fato de que estamos ingerindo cada vez mais alimentos ultraprocessados, como os refrigerantes, lasanhas congeladas, nuggets, bolachas, sucos prontos, entre outros.
Segundo o site Psychology Today, ingerimos cerca de 500 calorias a mais por dia, em média, do que se estivéssemos comendo os mesmos alimentos integrais ou minimamente processados.
2º motivo: não temos uma boa noite de sono
Pelo fato de estarmos inseridos em uma rotina estressante e corrida, acabamos não tendo uma boa noite de sono, isto é, dormimos menos do que deveríamos. De acordo com o site Psychology Today, a ingestão diária de energia entre as pessoas com noites mal dormidas é cerca de 300 calorias maior do que entre as que têm uma boa noite de sono.
3º motivo: comemos distraídos
Um terceiro motivo pelo qual comemos mais do que deveríamos é que comemos distraídos. Ao não prestarmos atenção enquanto comemos, comemos mais. Além disso, esse hábito prejudica nossa memória do que comemos em momento anterior, o que nos leva a comer ainda mais depois.