Ao procurar os melhores lençóis e cobertores para manter sua cama confortável e bonita, pode ser difícil escolher entre as diferentes opções. E assim os fabricantes tentam nos atrair para seus produtos enfatizando qualidades mensuráveis específicas. Um dos mais comuns e controversos é o número de fios.
À primeira vista, isso pode parecer uma medida bastante simples. Conte o número de fios horizontais (ou seja, fios de tecido) em uma polegada quadrada (área de 2,54 cm de largura por 2,54 cm de altura) de tecido e multiplique pelo número de fios verticais. Quanto maior a contagem de fios, mais apertada a área e maior a qualidade do produto… certo? Bem, não exatamente. Veja a explicação para isso a seguir.
Qual é a relação entre o número de fios e a qualidade do tecido?
Em suma, a contagem de fios, por si só, não diz nada sobre a respirabilidade, conforto ou maciez de um tecido. A respirabilidade, por exemplo, se resume ao material usado para a fabricação. Um lençol de algodão teria mais respirabilidade do que um lençol de poliéster, mesmo que tivessem a mesma contagem de fios.
Suavidade e conforto também dependem do tipo de fio usado para criar o lençol. Um lençol 100% fibra de bambu, por exemplo, será muito mais macio e escorregadio do que um lençol 100% algodão, mesmo que tenham a mesma contagem de fios.
Da mesma forma, o algodão egípcio é conhecido como o auge da qualidade do material de cama. E ainda, como o algodão egípcio tem fios mais longos, menos fios são necessários para manter o tecido unido, reduzindo assim a contagem de fios.
Desse modo, a maioria dos especialistas concorda que:
- Com lençóis de algodão, uma contagem de fios de 180 ou mais é boa, enquanto qualquer coisa próxima a 400 será mais macia;
- Se a contagem de fios estiver entre 400 e 800, o tecido provavelmente será rotulado como “percal” ou “cetim”, sendo que ambos são estilos de tecido de alta qualidade;
- Por fim, qualquer coisa acima de 800 provavelmente é duvidosa, ou seja, é provável que haja alguma “contabilidade excessiva” ou sobrecarga de fios, embora haja exceções no lado mais caro e luxuoso do mercado, com tecidos de altíssima qualidade chegando a marca dos 1000 fios.