Romper um relacionamento nunca é fácil, especialmente quando somos pegos de surpresa. Felizmente, os cientistas revelaram os seis “sinais de alerta” mais importantes nos relacionamentos, para ajudá-lo a descobrir o que pode ter dado errado. O estudo foi divulgado no site IFL Science.
Uma equipe liderada por Zsófia Csajbók, da Charles University, em Praga, agora compilou um ranking de tais “bandeiras vermelhas”. Como o grupo descreve na revista Personality and Individual Differences, mulheres e homens concordam em grande parte quando preferem não entrar em um relacionamento – seja apenas uma aventura ou em busca de um grande amor.
O ranking é baseado em informações de quase 300 estudantes norte-americanos, com idade média de 22 anos, 95% heterossexuais e metade em relacionamento estável.
Eles foram solicitados a avaliar sua reação a cerca de 50 possíveis quebras de negócios em um questionário: Dadas essas características, você perderia o interesse em uma parceria com essa pessoa?
Nesse sentido, as características importantes que as pessoas veem como destruidoras de relacionamentos incluem parceiros pegajosos, promíscuos, desmotivados, apáticos e ‘nojentos’.
Análises de relacionamentos
No estudo, os pesquisadores analisaram pesquisas existentes sobre rompimentos de acordos de relacionamento que listaram 49 deles. Eles pediram a 285 estudantes universitários que indicassem qual deles os faria perder o interesse em um relacionamento de curto ou longo prazo.
Isso revelou que a falta de interesse provavelmente terminaria um relacionamento de longo prazo. No entanto, ser pegajoso é uma das maiores desvantagens a curto prazo, e os pesquisadores dizem que isso ocorre porque inibe os esforços reprodutivos não parentais de um parceiro – em outras palavras, sexo casual.
Sem surpresa, a falta de higiene pessoal também foi um obstáculo para relacionamentos de qualquer duração.
Por fim, segundo os pesquisadores, essas “bandeiras” servem para evitar erros na hora de escolher um parceiro, pois há risco de prejuízos caso a escolha seja errada.