Recentemente, a cantora Luísa Sonza mudou o visual e decidiu compartilhar o resultado com seus fãs nas redes sociais. De acordo com ela, os fios loiros sofreram um corte químico e, por isso, foi preciso cortá-los antes do previsto.
O corte químico é resultado de uma agressão intensa que deixa os fios do cabelo partidos ao meio, como se tivesse passado uma navalha. Suas causas incluem alisamento excessivo, coloração em cabelos fragilizados por outros processos químicos ou o uso incorreto de produtos, por exemplo.
Além disso, usar cosméticos que não são para o seu tipo de cabelo ou necessidade e/ou aplicá-los com a frequência errada também pode danificar os fios.
Como saber se o cabelo sofre um corte químico e como tratá-lo?
Alguns dos sinais mais visíveis são pontas duplas ou triplas e falta de brilho. Ao toque, o cabelo fica áspero e você notará que ele quebra sozinho. Isso pode afetar todo o cabelo ou apenas alguns fios. Vale ressaltar que o corte químico também costuma ser sinônimo de queda de cabelo.
A chave para tratar cabelos extremamente danificados ou que sofreram corte químico é escolher produtos que ajudem a repará-los e, melhor ainda, a regenerá-los. Ou seja, atuam para melhorar sua aparência externa, mas também sua estrutura interna, fortalecendo-a e melhorando sua condição para um crescimento saudável.
Embora muitas mulheres busquem renovar o visual fazendo várias mudanças nos cabelos, é muito importante dar aos fios os cuidados necessários. Através do uso frequente dos produtos corretos para o seu tipo de cabelo, a estrutura interna do fio será regenerada e fortalecida, e você conseguirá um resultado macio, brilhante, maleável e forte.
Por fim, depois de terminar o tratamento de recuperação das madeixas, é melhor esperar um pouco antes de usar a prancha, o secador e a escova novamente, para que o cabelo se regenere completamente.