Muitos tutores ficam preocupados se os cães choram antes de morrer, se sentem dores ou se sabem que vão morrer. Na verdade, essa é uma dúvida muito comum.
Apesar do que a maioria acredita, que os cães procuram um esconderijo para morrer, o animal não costuma se esconder quando vai morrer. Nessa situação, os cães precisam de mais horas de descanso, sono e um espaço maior para ficarem calmos e tranquilos.
O que os cachorros fazem quando vão morrer?
O cachorro percebe que não está se sentindo bem, sabe que algo não está funcionando normalmente. Além disso, ele percebe que não tem forças para reagir.
Na velhice, os cães costumam aparecer problemas de visão (catarata, por exemplo) e de audição, além de má coordenação e fraqueza. Desse modo, existem dois tipos de atitudes opostas em um cão que vive seus últimos dias:
Maior apego aos humanos, em busca de proteção
Quando os cães sentem que estão prestes a morrer, podem ficar mais apegados ao seu dono, à sua família, buscando uma fonte de conforto e segurança.
Desapego aparentemente inexplicável da família
No outro extremo estão os cães que tendem a se distanciar da família quando sabem que vão morrer. Com esse comportamento, eles simplesmente buscam solidão e intimidade .
Esta atitude é secular, típica do mundo animal para salvaguardar a segurança do resto do rebanho em caso de doença ou velhice de um membro do grupo.
O papel do dono nesta situação será manter-se próximo do cão da forma mais discreta possível. Em outras palavras, dê a eles seu espaço, garantindo que eles tenham todo o conforto necessário à sua disposição.
Como lidar com um cão que está prestes a morrer?
Apesar de ser um momento difícil, há várias coisas com as quais você pode fazer para ajudá-lo a tornar seus últimos dias mais suportáveis:
- Crie uma área quente e calma em casa, onde o cão possa descansar tranquilamente. É preciso ficar atento às interações de outros membros da família, como filhos e outros amigos de quatro patas, que podem incomodá-lo;
- Sempre tenha comida e água disponíveis sem forçar o cão a comer ou beber;
- Coloque almofadas perto da área onde seu cão costuma se mover. Portanto, ele pode se deslocar facilmente sem se cansar muito;
- Esteja perto dele, respeitando o espaço que ele precisa. Mime-o, acaricie-o gentilmente e fale com ele em um tom que o acalme;
- Tenha em mãos o contato do veterinário para uma possível visita domiciliar.