Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), são feitas 92 milhões de doações de sangue por ano em todo o planeta. Além disso, cada doação realizada pode salvar até quatro vidas.
Desse modo, os benefícios de doar sangue para quem precisa são infinitos e, pelo menos no Brasil, dependem do altruísmo de quem doa sangue voluntariamente. Em nosso país, o tratamento do câncer e a cirurgia são os dois principais usos desse sangue doado. Veja os benefícios dessa prática a seguir.
Quais os benefícios de doar sangue?
Doar sangue não ajuda apenas os receptores. Além da satisfação de ajudar quem mais precisa, a ação traz benefícios para a sua saúde e até para o seu bolso. Confira abaixo:
1. Check-up completo de graça
Além do estado de saúde do doador com base no sangue, também é realizado um teste para detectar a presença de infecções por hepatite B ou C, HIV, sífilis e outras doenças sexualmente transmissíveis ou DST. Por isso, ao cadastrar-se em um hemocentro e doar sangue, você obterá um diagnóstico imediato sobre sua saúde em geral.
2. Equilibra os níveis de ferro no corpo
Outro dos benefícios de doar sangue é que ele equilibra os níveis de ferro em nosso corpo. Cerca de 70% do ferro do corpo é encontrado na hemoglobina, que transporta oxigênio para diferentes tecidos.
Por isso, ela é um elemento essencial para o bom funcionamento do nosso corpo, e em caso de falta desse elemento, podemos desenvolver anemia.
No entanto, se o ferro se acumular em excesso, pode causar dano oxidativo, que é o principal responsável pelo envelhecimento precoce, ataques cardíacos e derrames.
Para cada unidade de sangue retirada do nosso corpo, perdemos aproximadamente um quarto de grama de ferro. Portanto, ser doador pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, algo que é especialmente benéfico para mulheres na pré-menopausa, e também pode minimizar o risco de câncer.
3. Direito a um dia de folga por ano
De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), você pode ter um dia de folga por ano se for doador de sangue. Em suma, basta apresentar um comprovante da doação à empresa, e ela deverá lhe conceder o benefício.
Vale lembrar que esse direito é válido apenas para quem exerce atividade remunerada com registro em carteira. Além disso, mesmo que você doe sangue mais de uma vez ao ano, o benefício só pode ser recebido uma vez a cada 365 dias.