Por que as pessoas terminam seus relacionamentos? Essa é a questão que Psicólogos da Universidade do Oeste de Sydney, na Austrália, se propuseram a responder. Para isso, eles realizaram um estudo no qual entrevistaram 6.500 pessoas, de ambos os sexos. A pesquisa foi divulgada no site IFL Science.
Em suma, os pesquisadores descobriram que existem motivos diferentes para aqueles que terminam relacionamentos curtos e para quem rompe relacionamentos estáveis, de longa data.
Desse modo, um dos possíveis motivos para a separação de um casal pode ser a necessidade de desenvolvimento pessoal em detrimento do crescimento como um todo, situação que repercutirá em um distanciamento futuro, caso tais objetivos pessoais se concretizem.
Esse deslocamento desencadeia a perda de interesse em estar com o outro, não sendo mais necessário considerá-lo em meus projetos futuros.
Principais motivos que levam ao término de um relacionamento
Além disso, entre as principais causas que os autores descobriram que liquidam o amor no casal (e isso vale tanto para homens quanto para mulheres) está a aparência “desleixada”, ser “preguiçoso” ou ter muita “insegurança econômica”.
No entanto, essas variáveis mudam se for um romance passageiro. Quanto aos relacionamentos fugazes, o “mau cheiro” e a “má higiene” são fatores determinantes.
Por outro lado, quando se trata de relacionamentos estáveis e duradouros, as mulheres elencaram como principais causas “falta de humor”, “sexo ruim” e “falta de confiança” como os elementos-chave que acabam com o amor.
Nesse sentido, a confiança não se perde necessariamente por infidelidade, pode ser perdida por mentiras no trabalho, mentiras sobre as finanças, sobre sua vida passada ou simplesmente por coisas triviais que são importantes e fazem sentido dentro do relacionamento.
Por fim, especialistas da área destacam que, com o passar dos anos, a tolerância para resolver problemas dentro da relação é cada vez menor em termos de tempo. Ou seja, hoje os problemas não se espalham ou se escondem como antigamente, mas rapidamente saltam à tona e começam a fazer barulho na relação.