Você tem o hábito de fechar a tampa do vaso para dar a descarga? Pois deveria!

Uma das coisas mais comuns em nosso cotidiano é dar a descarga, porém não questionamos o que acontece ao fazer isso quando a tampa do vaso está aberta.

Dar a descarga do vaso sanitário é uma atividade absolutamente corriqueira. Justamente por isso, não nos preocupamos com alguns aspectos, como a tampa do assento: será que devemos fechá-la?

continua depois da publicidade

Um estudo revelou o grande número de patógenos potenciais que saem do banheiro quando as pessoas dão descarga com a tampa do vaso aberta. Além disso, o nível de propagação e a velocidade também foram medidos.

O estudo foi feito por equipe de pesquisadores da Universidade do Colorado em Boulder (Estados Unidos), que realizou um experimento para registrar como pequenas partículas de água, invisíveis a olho nu, são rapidamente expelidas no ar quando a corrente é puxada de um banheiro público sem tampa. Os resultados foram assustadores.

continua depois da publicidade

O estudo, publicado na revista Scientific Reports, é o primeiro a fornecer uma visualização direta das partículas, chamadas “pluma de aerossol”, produzidas por uma descarga de vaso sanitário; e a medir a velocidade e a propagação das partículas de água que a compõem.

O que acontece ao dar descarga sem fechar a tampa do vaso?

Ao puxar a descarga sem abaixar a tampa da privada, o estudo observou que partículas são lançadas instantaneamente em alta velocidade, que é de 2 metros por segundo e um alcance de 1,5 metros acima do vaso sanitário em 8 segundos.

As maiores gotas foram depositadas nas superfícies em questão de segundos, as menores partículas permaneceram suspensas no ar por mais de um minuto.

continua depois da publicidade

O mais preocupante disso tudo é que as partículas expelidas podem carregar partículas de Escherichia Coli, Clostridium difficile, norovírus e adenovírus, patógenos causadores de infecções urinárias, diarreia e doenças respiratórias como bronquite, resfriados e pneumonia.

Por fim, os autores da pesquisa ressaltam que os usuários de banheiros não devem se preocupar apenas com seus próprios resíduos. Muitos outros estudos mostraram que os patógenos podem persistir no ambiente por dezenas de descargas, aumentando o risco potencial de exposição.

Também é importante ressaltar que, além dos patógenos mencionados acima, o vírus que causa a Covid-19 (SARS-CoV-2) também pode se espalhar por meio dessas gotículas de banheiro.

continua depois da publicidade