A ansiedade é uma reação natural do nosso corpo diante de algum acontecimento ou ameaça, sendo, portanto, normal senti-la. Porém, ela deixa de ser normal e começa a nos ser prejudicial, quando, por exemplo, causa insônia, afeta o nosso rendimento no trabalho e provoca preocupação excessiva.
Nos últimos anos, mais e mais pessoas de diferentes faixas etárias e posição social estão sofrendo com essa ansiedade, que nos é prejudicial. Isso porque, atualmente vivemos em um mundo onde tudo acontece muito rápido, onde exigências e cobranças estão cada vez maiores, onde há também desigualdade social, desemprego e flutuações na economia.
Mal do século
Inclusive, a ansiedade atualmente é considerada o mal do século, por estar atingindo milhões de pessoas em todo o mundo. Para se ter uma ideia, no Brasil, 18, 6 milhões de pessoas sofrem com a ansiedade, sendo o país com mais ansiosos em todo o mundo. Os dados foram divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Se você está entre esses milhões de brasileiros, o Tudo Bahia selecionou três exercícios de respiração que vão te ajudar a enfrentar a ansiedade, uma vez que a oxigenação do corpo ajuda a aliviar os sintomas.
Mas antes de conferir os exercícios, é preciso ressaltar que tais técnicas não substituem um tratamento recomendado por um profissional da área da saúde. Por isso, ao menor sinal de que a ansiedade está atrapalhando a sua rotina, procure ajuda médica e psicológica.
Confira quais são os 3 exercícios de respiração
1º exercício de respiração
Nesse primeiro exercício de respiração, você irá tampar a narina esquerda com o seu dedo indicador e inspirar pela outra narina contando até cinco. Depois, faça esse mesmo procedimento com a narina que você usou para soltar o ar. Dessa vez, a narina que puxou o ar irá soltá-lo. Repita cinco vezes.
2º exercício de respiração
Um outro exercício de respiração é a diafragmática. O primeiro passo desse exercício é colocar uma mão no peito e outra no diafragma. Após isso, respire pelo nariz. Ao inspirar a sua barriga deve expandir. Pause a respiração por alguns segundos. Por fim, expire o ar pela boca, esvaziando a sua barriga.
3º exercício de respiração
Nesse exercício de respiração, você irá inspirar pelo nariz contando até quatro. Em seguida, segure o ar nos pulmões contanto até quatro. Agora, expire lentamente pela boca contando também até quatro. Faça uma pausa de quatro segundos. Essa respiração é conhecida como quadrada pelo fato de cada passo ser feito em quatro segundos.