Muitas pessoas pensam que a principal diferença entre frutas e vegetais é que as frutas são doces e as hortaliças não, ou ainda que as frutas são coloridas e as verduras são verdes. Na verdade, o que distingue esses alimentos está em uma questão bastante simples de natureza anatômica.
O fruto é a parte da planta que tem as sementes, como o tomate. Os vegetais, ao contrário, são retirados de outras partes da planta, como folhas, raízes, bulbos ou caules. Dito isso, veja a seguir alguns vegetais, que na verdade, são frutas e você nem imaginava.
7 vegetais que você não imaginava que, na realidade, são frutas
1. Tomate
O tomate, originário do continente americano, é uma das frutas que mais costumamos confundir com vegetais na cozinha. Isso se deve, em parte, ao fato de que, além de crus, costumamos comê-los preparados com outras verduras: cozidos no forno ou na grelha, em molhos, em saladas, recheados e até em conservas.
2. Abóbora
Curiosamente, a abóbora também é uma fruta e não outro tipo de legume ou vegetal. Pelo menos do ponto de vista botânico. Basta olhar para as sementes que este fruto guarda no seu interior e que nada mais são do que as sementes das plantas que compõem o gênero Langenaria.
3. Pimenta
Algo semelhante ocorre com as pimentas, frutas que são bastante utilizadas na gastronomia como hortaliças. A sensação picante que muitas delas produzem nos torna mais fáceis de diferenciá-las de outras frutas, que normalmente têm sabores doces, azedos ou amargos. Além disso, elas também podem ser preparadas de mil maneiras diferentes, como assadas, cozidas ou em molhos.
4. Berinjela
Berinjelas são os frutos carnudos da planta Solanum melongena, também pertencente à família das beladonas. Assim como o pimentão e o tomate, seu uso mais comum na cozinha é mais semelhante ao dado às hortaliças do que a outras frutas. É preparada cozida, assada, recheada, empanada, em conserva e de muitas outras formas.
5. Pepino
Parentes das abobrinhas, também dentro das cucurbitáceas, encontramos os pepinos, outra fruta disfarçada de legume. Dentro da nossa gastronomia, o mais normal é saboreá-los crus, como ingredientes de uma salada, ou usá-los em máscaras de beleza caseiras.
6. Abobrinha
Também de origem americana, as abobrinhas são tratadas na gastronomia como hortaliça, mas ainda assim, tecnicamente são frutas: partes comestíveis de uma planta da família Cucurbitaceae, que são geradas a partir de flores e contêm sementes.
7. Abacate
Por fim, o abacate é um fruto que contém várias vitaminas, como vitamina A, C ou B; fibra alimentar; e gorduras vegetais insaturadas, que nos ajudam a reduzir a concentração de colesterol ruim.