O jeans é provavelmente o modelo de calça mais famoso e vendido em todo o mundo. Essas peças são geralmente resistentes, duráveis e, às vezes, também baratas.
No entanto, poucos conhecem o motivo pelo qual o jeans tem como cor original o azul, já que esse tipo de tecido pode ser tingido em qualquer tom. Porém, a história tem uma explicação para o uso dessa tonalidade. Leia e descubra a seguir.
Como o jeans surgiu?
Em suma, essas calças também são conhecidas como “Denim”. O nome vem da região francesa em que foi inventado o tecido de algodão que as compõem, Nimes, por isso o tecido era conhecido como “de Nimes”. Com o tempo a frase foi encurtada, e a pronúncia deu origem ao termo denim.
Embora o tecido já existisse há anos (há registros que datam da Itália do século XVII), as calças que conhecemos hoje surgiram quando o sócio de Levi Strauss, o alfaiate Jacob Davis, propôs que ele colocasse rebites de cobre em pontos como as pontas do pernas, bolsos ou parte inferior da braguilha.
Assim, em 1873, a dupla passou a vender essas peças com um único propósito: ser usado como roupa de trabalho. Claro, o fato de serem relacionadas à cor azul anda de mãos dadas com o fato de terem sido destinadas a trabalhadores de atividades pesadas, como mineração, agricultura, pecuária e etc. Mas, não se restringe a isso.
Por que o jeans tem cor azul?
A tinta azul é uma das mais antigas usadas em roupas para fins puramente estéticos. Além disso, Strauss percebeu que essa cor tinha maior poder de fixação e desbotava menos, diferente do índigo ou anil.
Outro fato está relacionado ao pós-Idade Média, onde essa cor era utilizada para identificar os trabalhadores. Naquela época, esse tipo de tonalidade definia as classes sociais mais baixas, mas com emprego. Felizmente, uma situação que se modificou com a modernidade.
Por fim, há outra lenda por trás da origem dessa cor. Dizem que em um porão de um barco que ia para os Estados Unidos, junto com o tecido para jeans pedido por Strauss, levavam também barris de tinta azul.
Durante uma tempestade, os barris teriam caído e, por isso, mancharam os rolos do tecido. Apesar do erro, o empresário decidiu vendê-los da mesma forma. E, por fim, as pessoas acabaram aprovando a nova coloração. Desde então, começaram a colorir todas as calças com a cor azul.