Os protetores solares são grandes aliados da nossa pele. Esse produto nos protege quando as temperaturas sobem durante o verão, mas muitas vezes os frascos não acabam ou até ficam praticamente inteiros, por isso muita gente os guarda para usá-los nos anos seguintes. Mas a grande questão é: eles podem realmente ser usados depois de vencidos?
Para saber se o protetor solar venceu ou ainda pode ser usado com suas propriedades intactas, você deve consultar a data de validade que aparece em seu rótulo e que indica quanto tempo o produto pode ser guardado depois de aberto.
O que acontece com a pele ao usar protetor solar vencido?
A consequência imediata é que o produto não nos protegerá do sol como deveria e pode até ser prejudicial à nossa pele, pois se a sua composição for alterada, pode conter substâncias agressivas. Portanto, nunca devemos usar um produto solar vencido ou em mau estado.
Além de perder sua eficácia, o protetor solar vencido também pode causar reações alérgicas adversas. Os primeiros problemas que costumam ocorrer logo após a aplicação são coceira e vermelhidão.
É possível que somente depois de alguns segundos ou alguns minutos essa reação já apareça. Neste caso, o produto deve ser lavado com bastante água fria e em seguida, você deve buscar ajuda médica, principalmente se o efeito for intenso ou disseminado por todo o corpo.
Por fim, o uso continuado de um protetor solar vencido pode aumentar o aparecimento de manchas na pele. Esses tipos de manchas costumam surgir na pele do rosto devido a fatores externos, como exposição solar e poluição, que aumentam as toxinas e dificultam a oxigenação da pele.
Por esses motivos, é recomendável verificar a data de validade não só do protetor, mas de todos os seus cosméticos, pois usar produtos expirados pode trazer consequências nocivas para a saúde da pele.