Você está com suas finanças em ordem para 2023? O ano mal começou e muitas coisas devem ser feitas para não se endividar diante de tantos gastos que o mês de janeiro traz, como IPVA, IPTU, matrículas escolares e etc.
Em meio a tantos gastos, o planejamento financeiro pode determinar o sucesso ou o fracasso das metas que estabelecemos para nós mesmos ao longo dos próximos 12 meses. Por isso, listamos aqui algumas dicas para ajudá-lo em sua vida econômica.
3 dicas para não se endividar e planejar suas finanças em 2023
1. Organize suas despesas
Organize seus gastos mensais por categorias como alimentação, serviços, saúde, educação, transporte, dívidas bancárias, entretenimento, etc. Priorize cada uma delas e certifique-se de que todas as contas sejam pagas.
Agora, some todas as suas despesas e subtraia-as da sua renda mensal. Isso permitirá que você saiba se terá um dinheiro extra para economizar ou investir em si mesmo.
2. Reduza gastos desnecessários
Se a sua principal meta para o ano é economizar ou quitar dívidas, pense na estratégia de cortar gastos. Não é fácil, mas com disciplina é possível diminuir as compras que não são essenciais e aplicar melhor esse dinheiro.
3. Crie um fundo de poupança
Guarde sempre uma parte do seu salário, não importa se é pouco dinheiro. Isso permitirá que você viva com mais tranquilidade, especialmente em casos de emergência ou imprevistos.
No entanto, é importante planejar e decidir quanto você gostaria de colocar nesse fundo emergencial, bem como o que se qualifica como uma despesa de “emergência“.
E caso você não use essa economia, poderá gastá-la nas férias ou comprar algo do seu interesse. Além disso, pense nos objetivos que deseja alcançar, sejam eles de curto, médio ou longo prazo, como reformar sua casa, iniciar um curso ou viajar.
Por fim, atribua um orçamento para cada objetivo e estime um período de poupança para o atingir sem afetar a gestão dos seus rendimentos e das suas despesas mensais.