O início do ano também é sinônimo de despesas como matrícula escolar, IPTU, IPVA 2023, entre outras. Com relação ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), é importante saber que ele é cobrado em todos os estados do país e no Distrito Federal.
Por isso, esse imposto deve ser pago por proprietários de veículos automotores, como carros, motocicletas, vans, ônibus, caminhões etc. Além disso, o pagamento é feito em cota única, com descontos, e também pode ser parcelado.
A criação desse imposto ocorreu em 1985 e substituiu a antiga Taxa Rodoviária Única, a TRU, que visava a expansão das rodovias do país.
Quando pagar o IPVA 2023?
A data do pagamento do IPVA muda de estado para estado. Contudo, o proprietário do veículo deve quitar esse imposto normalmente no primeiro semestre do ano. Além disso, quem não pagar o IPVA fica impedido de pagar o licenciamento, o que pode culminar na apreensão do veículo.
Em suma, a alíquota do IPVA é calculada com base no preço do veículo de acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Tabela Fipe). Desse modo, o imposto é uma porcentagem do preço do veículo, e pode variar entre 1% e 6%.
Portanto, quem tem um automóvel mais caro irá desembolsar um valor maior, e o contrário também acontece, ou seja, quem tem um veículo mais barato, paga um IPVA mais baixo.
Como pagar o IPVA 2023?
A emissão da guia do IPVA pode ser feita no site da Secretaria da Fazenda de cada estado ou no site do Detran. Já o pagamento pode ser efetuado em agências bancárias, casas lotéricas, via cartão de crédito ou pelo internet banking das instituições autorizadas.
Em relação ao calendário de pagamento, as datas de vencimento do IPVA variam conforme o final da placa do carro. Vale lembrar que, por se tratar de um imposto estadual, cada unidade federativa fixa suas próprias regras, como descontos e condições de isenção.