Visto pela última vez por neandertais, cometa passará novamente pela Terra em fevereiro

Passados milhares de anos, chegou a nossa vez de ver a olho nu o cometa passando novamente pela Terra; veja mais detalhes.

Há 50 mil anos, os neandertais podem ter visto o recém-descoberto cometa C/2022 E3 (ZTF) cruzar a órbita da Terra. Agora, passados milhares de anos, chegou a nossa vez de ver o cometa passar novamente pelo nosso planeta. Ele estará tão brilhante que poderá ser visto a olho nu.

continua depois da publicidade

Segundo a Agência Espacial Americana (NASA), o cometa C/2022 E3 (ZTF) estará posicionado no ponto mais próximo ao Sol no dia 12 de janeiro. Em seguida, passará o mais próximo da Terra, em 2 de fevereiro.

Ainda de acordo com a NASA, caso o cometa mantenha a intensidade de seu brilho, ele poderá ser visto com binóculos. À noite, será possível vê-lo a olho nu.

continua depois da publicidade

A distância que o objeto astronômico ficará do nosso planeta será de 42 milhões de quilômetros. O dado é do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL).

A última vez que o cometa passou tão perto da Terra foi durante Paleolítico Superior, período em que viveram alguns dos últimos neandertais. Essa espécie foi extinta cerca de 10 mil anos após o último periélio, ou seja, após o referido cometa atingir o ponto mais próximo do Sol.

Além disso, a última vez que o cometa C/2022 E3 (ZTF) passou tão próximo do nosso planeta, caracteriza-se também pela Era do Gelo e pelo surgimento dos primeiros homo sapiens.

continua depois da publicidade

Quando o cometa C/2022 E3 (ZTF) foi descoberto?

O cometa C/2022 E3 (ZTF) foi descoberto no dia 2 de março de 2022, pelo Zwicky Transient Facility. A princípio, quando o cometa estava dentro da órbita de Júpiter, os cientistas acreditavam se tratar de um asteroide.

Algum tempo depois, quando o objeto astronômico começou a brilhar, os pesquisadores logo concluíram que era, na verdade, um cometa.