Os tutores que têm a sorte de conviver diariamente com um gato também compartilham o mesmo problema: tirar os pelos das roupas é uma necessidade cotidiana.
Normalmente, você percebe que seu gato está perdendo muito pelo porque, constantemente, é possível encontrar grandes quantidades dele em áreas da casa, como sofás, cobertores, camas e até mesmo nas roupas.
Apesar de ser uma queda natural, é preciso atentar ao aparecimento de áreas calvas no corpo do bichano, pois isso pode indicar que ele tem algum problema de saúde.
Depois de investigar o motivo da queda excessiva e buscar ajuda médica, se necessário, é possível lidar com os pelos que ficam nas roupas com a ajuda de acessórios simples, baratos e fáceis de usar. Confira algumas dicas a seguir.
5 formas de tirar pelo de gato das roupas
1. Rolo adesivo
Este é provavelmente o método mais econômico, simples e eficaz. Um removedor de pelos funciona muito bem para deixar suas roupas limpas novamente.
Simplesmente mova o rolo para frente e para trás sobre as áreas onde há pelos até que todos eles tenham sido coletados. Lembre-se de tirar a peça adesiva quando ela estiver completamente coberta de pelos.
2. Fita adesiva
Uma técnica semelhante se aplica ao usar fita adesiva, fita isolante ou fita crepe. Neste caso, basta envolver sua mão com o lado adesivo voltado para fora.
Passe a mão sobre a área desejada e recolha bem os pelos. No entanto, o método de rolos e fitas pode não funcionar tão bem para objetos maiores, como um sofá ou um tapete.
3. Escova de fiapos
Se você tem uma escova de fiapos em casa, saiba que esses acessórios também podem ser usados para remover pelos de gatos de suas roupas.
A chave é puxar a escova em apenas uma direção. Portanto, não mova a escova de um lado para o outro, pois inverter a direção fará com que os pelos se depositem novamente na roupa.
4. Pano úmido ou esponja
Umedeça uma esponja, toalha ou mesmo a mão para passar em toda a roupa de cima a baixo, os pelos vão se acumular e serem retirados do tecido. Molhe novamente o pano ou a esponja de vez em quando para não espalhar o cabelo onde já havia sido limpo.
5. Luvas de borracha
Por fim, outra solução não adesiva são as luvas de borracha. Essa técnica funciona porque elas produzem eletricidade estática. Desse modo, ao esfregar as mãos na roupa, as luvas coletarão os pelos do gato com muita facilidade.