Os dentes do siso, popularmente chamados “dentes do juízo”, são os terceiros molares em nossa boca e os últimos dentes adultos a aparecer. Cada um de nós tem 4 dentes do siso; dois no maxilar superior e dois no inferior. Esses tipos de molares eram usados por nossos ancestrais para mastigar qualquer tipo de alimento duro, como carne, raízes e frutos.
No entanto, hoje nossa dieta alimentar é muito mais suave e certamente não usamos esses dentes para triturar a maior parte dos alimentos que ingerimos. De fato, e graças à evolução, são agora uma estrutura vestigial.
Nossas mandíbulas não se desenvolvem mais como antes. Dessa forma, esses dentes podem não ter espaço para erupcionar, ficando retidos nos maxilares e esses dentes do siso ou molares não cumprem a função para a qual existiam no passado. Veja abaixo alguns fatos surpreendentes sobre os dentes do siso:
1. Eles podem nunca nascer
Os terceiros molares às vezes permanecem invisíveis em sua posição natural (última posição dentária, superior e inferior) e nunca erupcionam, sem causar desconforto ou incômodo. Isso dá lugar à seguinte curiosidade.
2. É possível saber se você terá, ou não, dentes do siso
A ausência ou o aparecimento de dentes do siso podem ser vistos em radiografias por volta dos 12 anos de idade. Com este exame, os dentistas conseguem determinar quais processos odontológicos preventivos podem ser feitos em cada caso.
3. Nem todos os dentes do siso precisam ser removidos
A extração de molares é diagnosticada quando eles podem realmente causar danos ao ecossistema dentário, por exemplo: inchaço e dor na mandíbula, gengivas vermelhas ou sensíveis, dificuldade para abrir a boca e mastigar, até dores intensas. Caso contrário, os dentes do siso podem viver em sua boca sem causar nenhum desconforto.
4. Origem do termo “dentes do juízo”
Embora a palavra juízo possa nos fazer pensar em punição criminal, leis, etc., temos que nos concentrar na idade que os dentes do siso aparecem, entre 17 e 18 anos.
Desta forma, considera-se que já temos a capacidade de discernir o bem do mal, de emitir opiniões fundamentadas e de usar a razão como adultos cheios de sabedoria. Por fim, caso você venha a ter problemas com os dentes do siso, consulte seu odontologista.