O WhatsApp lançou globalmente o recurso “Comunidades”. A atualização que oferece grupos de discussão maiores e mais estruturados, entrou em testes no início deste ano.
Projetado para ajudar organizações, clubes, escolas e outros grupos privados a se comunicarem melhor e se manterem organizados, o WhatsApp Comunidades traz vários novos recursos para a plataforma de mensagens.
Entre eles, podemos citar: controles administrativos, suporte para subgrupos e grupos de anúncios, chamadas de voz e vídeo para 32 pessoas, compartilhamento de arquivos maiores, reações emoji e enquetes.
Além disso, as Comunidades oferecem suporte a grupos com mais de 1000 membros, bem como criptografia de ponta a ponta.
Como funciona o WhatsApp Comunidades?
As comunidades destinam-se a pessoas e grupos que desejam se organizar em torno de um lugar ou interesse comum. Pode ser uma escola, o local de trabalho ou uma comunidade de vizinhos.
Esses megagrupos trazem consigo novas ferramentas para administradores que poderão escolher quais grupos farão parte da Comunidade, sejam eles recém-criados ou já existentes, bem como desvincular grupos de um e remover membros individuais por completo, chats ou mídias inadequadas ou abusivas.
Apenas o administrador poderá gerenciar o conteúdo de todos os grupos e enviar mensagens globais por meio de um grupo específico de avisos na comunidade.
Além disso, cada Comunidade pode comportar até 50 grupos. Já o grupo de avisos tem capacidade para até 5.000 membros, que se entende como a capacidade máxima de uma Comunidade.
No momento, qualquer participante da Comunidade pode entrar nos grupos integrados a ela, embora o WhatsApp afirme já estar implementando grupos fechados.
Lançamento do WhatsApp Comunidades no Brasil
No Brasil, a novidade só deve chegar em 2023. Isso porque o Ministério Público Federal (MPF) recebeu um ofício do Meta afirmando que adiaria o lançamento do recurso no país devido ao ano eleitoral.
A preocupação da empresa é com relação a ampla disseminação de fake news em grupos maiores, com mais de mil membros.