Pesquisadores da Northwestern University (em português, Universidade do Noroeste), do estado de Illinois, nos Estados Unidos, realizaram um estudo para encontrar pelo menos 4 grupos distintos de personalidade, desafiando os modelos existentes na psicologia. A pesquisa foi divulgada pela IFLScience.
Segundo William Revele, coautor do estudo e professor de psicologia da Faculdade de Artes e Ciências Weinberg da Northwestern University, o conceito de tipos de personalidade permanece controverso na psicologia, com provas científicas difíceis de encontrar.
O professor afirma que tentativas anteriores baseadas em pequenos grupos de pesquisa criaram resultados que muitas vezes não eram replicáveis. A pesquisa feita por ele e por outros pesquisadores entrevistaram mais de 1,5 milhão de pessoas em todo o mundo.
De acordo com a equipe de cientistas do estudo em questão, os resultados encontrados podem ser potencialmente úteis para empregadores e profissionais de saúde mental.
Como foi feito o estudo?
Os pesquisadores entrevistaram mais de 1,5 milhão de pessoas de todo o mundo. Para avaliar a personalidade dos entrevistados, os cientistas se basearam em cinco traços de personalidade, os chamados “Big Five” da psicologia. São eles:
- Extroversão: ser sociável, falante e dominante;
- Neuroticismo: predisposição a emoções negativas, como preocupação, raiva ou tristeza;
- Abertura à experiência: apreciar novas ideias, valores, sentimentos e comportamentos;
- Amabilidade: tendência a ser dar bem com as pessoas e concordar com elas. Tendem a não afirmar suas opiniões e escolhas;
- Conscienciosidade: ser cuidadoso, pontual, seguir regras e trabalhar duro.
Os pesquisadores usaram um algoritmo especial para fazer a análise dos dados. De início, eles dividiram os entrevistados em grupo 16 grupos, antes de reduzi-los a quatro.
Os entrevistados respondiam voluntariamente a questionários online. Esses questionários foram desenvolvidos pela equipe de cientistas ao longo de décadas. Os questionários têm entre 44 e 300 perguntas.
Quais são os 4 tipos de personalidades descobertas no estudo
Após a realização do estudo, os pesquisadores da Northwestern University descobriram a existência de 4 tipos de personalidades, quais sejam:
- Média: as pessoas com essa personalidade têm alto traço de neuroticismo e extroversão, mas não são tão abertas. Esse tipo de personalidade é a mais comum de ser encontrada;
- Reservado: as pessoas com essa personalidade são emocionalmente estáveis. Elas não são abertas tampouco têm traço de neuroticismo. Além disso, elas não são particularmente extrovertidas, no entanto, são agradáveis e conscienciosos;
- Modelo a seguir: as pessoas com essa personalidade são bons líderes, confiáveis e abertas a novas ideias. Elas não apresentam tanto traço de neuroticismo;
- Egocêntrico: as pessoas com essa personalidade são altamente extrovertidas. Porém, possuem pouco traço de abertura, amabilidade e de conscienciosidade.
Agora que você já sabe quais são os 4 tipos de personalidades encontrados no estudo, analise cada um deles para descobrir qual é o seu tipo.