As 7 coisas que o seu cachorro diz por meio de comportamentos podem passar despercebidos aos tutores e treinadoras que não conhecem sobre a comunicação desses animais.
Apesar disso, existem algumas dicas e pontos para ficar atento a fim de garantir o bem-estar e segurança do seu bichinho de estimação.
Acima de tudo, essa matéria tem caráter meramente informativo e não substitui o acompanhamento especializado. Sendo assim, se você perceber algum comportamento preocupante em seu cachorro, procure por um auxílio médico profissional.
Saiba mais a seguir sobre os comportamentos e sinais dos cachorros:
Comportamentos caninos
1) Morder
Os cachorros que estão mordendo excessivamente podem estar com medo, estressados ou ansiosos. Além disso, podem estar desenvolvimento um comportamento agressivo. Por isso, fique atento aos motivos que causam esse comportamento para remediar antes que fique mais grave.
2) Andar em círculos
Ainda que seja comum que os cachorros persigam o próprio rabo como forma de brincar, quando isso fica constante e ininterrupto devemos nos preocupar. Na maior parte dos casos, essa compulsão indica um problema de saúde, como infecções de ouvido, por exemplo.
3) Cavar
Mais um hábito teimoso do que um problema de saúde, os cachorros que começam a cavar até dentro de casa podem criar problemas com mobílias e até seus brinquedos. Neste caso, a principal dica é buscar um adestrador para modificar a situação.
4) Comer fezes
Apesar de ser normal que os cachorros comam as fezes de seus filhotes, deve-se ficar atento a esse comportamento. Em alguns casos, pode indicar deficiência nutricional, o que demanda uma mudança urgente na dieta.
5) Pressionar a cabeça
Se o seu cachorro está empurrando a cabeça contra parede ou contra o chão, busque ajuda médica imediatamente. Mais do que um simples incômodo, esse comportamento pode indicar doenças cerebrais ou envenenamento, por exemplo.
6) Arfar
Mais do que ajudar na regulação da temperatura corporal, o comportamento de arfar pode indicar que o seu animal está com dor física. Antes de buscar soluções por conta própria, consulte um profissional.
7) Se arrastar na posição sentada
Por vim, arrastar o traseiro no chão pode indicar um problema nas glândulas anais do seu animal. Por isso, leve-o ao veterinário para investigar o que está causando essa irritação.